Implementação de práticas Lean nos serviços : o caso de um processo de faturação numa MRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19833 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Implementação de práticas Lean nos serviços : o caso de um processo de faturação numa MROLean ManagementLean ServicesLean ITProcessosDesperdícioValorClientePessoaProcessesWasteValueCustomerPeopleMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialDada a alta competitividade que caraterizam os mercados, é cada vez mais proeminente olhar as operações e processos de um ponto de vista desafiante face ao compromisso de alcançar custos mais baixos, flexibilidade e rapidez, sendo que, no âmbito empresarial decompõem-se inúmeras atividades que, apesar de serem essenciais, se apresentam como dispendiosas ou mesmo morosas à organização. Para que uma empresa alcance níveis de melhoria nas suas operações e processos, existem diferentes conceitos e abordagens. Uma das metodologias amplamente difundidas corresponde à filosofia Lean Thinking. Neste âmbito, o uso da metodologia Lean Service pode ser utilizada como forma de gerar benefícios em termos do aumento de eficiência, melhoria do desempenho operacional e aumento da satisfação do cliente. O presente estudo procede a uma análise da forma como a metodologia Lean Service foi aplicada ao processo de faturação das inspeções C-Check de aviões de clientes em manutenção, no seio de uma Maintenance Repair & Overhaul (MRO).Given the high competitiveness of markets, it is increasingly prominent to look at operations and processes from a challenging point of view in the face of a commitment to lower costs, flexibility and speed, taking into account that in the business sphere they are broken down into countless activities that, although essential, are presented as costly or even time consuming to the organization. For a company to achieve levels of improvement in its operations and processes, there are different concepts and approaches. One of the widely disseminated methodologies is the Lean Thinking philosophy. In this context, the use of the Lean Service methodology can be used as a way of generating benefits in terms of increasing efficiency, improving operational performance and increasing customer satisfaction. The present study analyzes the way in which the Lean Service methodology was applied to the billing process of C-Check inspections of customer aircraft under maintenance, within a Maintenance Repair & Overhaul (MRO).Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Graça MirandaRepositório da Universidade de LisboaCaldeira, Inês Raquel Baptista2020-03-05T10:54:48Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19833porCaldeira, Inês Raquel Baptista (2018). "Implementação de práticas Lean nos serviços : o caso de um processo de faturação numa MRO". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:41.656165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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