A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Clarisse Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37300
Resumo: O presente trabalho propõe-se apresentar a importância da utilização do método STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação. Este método de ensino abrange as disciplinas indicadas de forma interdisciplinar. Ao observarem que os conteúdos das diferentes disciplinas se relacionam, os alunos ficam mais motivados a aprender porque se mostra a sua utilidade na vida quotidiana. O método STEAM prepara os alunos para o futuro em constante mudança, devido à globalização e às mudanças sociais. Este método incentiva e exercita a valorização das habilidades interpessoais, das competências sócio emocionais, comportamentais e pessoais do indivíduo, como por exemplo, a capacidade de comunicação e a habilidade para trabalhar em equipa, muitas vezes em projetos simultâneos. Nos projetos STEAM é imperativo o trabalho colaborativo de professores de diferentes áreas. Foram aplicadas duas atividades, numa turma do 3º ciclo (9.º ano). A primeira atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a segunda as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Física. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver o interesse dos alunos pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento de outras ciências. Desta forma os alunos foram encaminhados a obter a resposta muitas vezes verbalizada pela questão “por que precisamos aprender isso?” quando se leciona um conteúdo matemático. Observou-se o entusiasmo e empenho, por parte dos alunos, na realização das duas atividades. O balanço foi francamente positivo. Demonstrando que a abordagem STEAM deve ser implementada nas escolas.
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