A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37300 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se apresentar a importância da utilização do método STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação. Este método de ensino abrange as disciplinas indicadas de forma interdisciplinar. Ao observarem que os conteúdos das diferentes disciplinas se relacionam, os alunos ficam mais motivados a aprender porque se mostra a sua utilidade na vida quotidiana. O método STEAM prepara os alunos para o futuro em constante mudança, devido à globalização e às mudanças sociais. Este método incentiva e exercita a valorização das habilidades interpessoais, das competências sócio emocionais, comportamentais e pessoais do indivíduo, como por exemplo, a capacidade de comunicação e a habilidade para trabalhar em equipa, muitas vezes em projetos simultâneos. Nos projetos STEAM é imperativo o trabalho colaborativo de professores de diferentes áreas. Foram aplicadas duas atividades, numa turma do 3º ciclo (9.º ano). A primeira atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a segunda as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Física. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver o interesse dos alunos pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento de outras ciências. Desta forma os alunos foram encaminhados a obter a resposta muitas vezes verbalizada pela questão “por que precisamos aprender isso?” quando se leciona um conteúdo matemático. Observou-se o entusiasmo e empenho, por parte dos alunos, na realização das duas atividades. O balanço foi francamente positivo. Demonstrando que a abordagem STEAM deve ser implementada nas escolas. |
id |
RCAP_6e74256be24cee5ade12b282cbe5659c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/37300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAMSTEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e MatemáticaInterdisciplinaridadeO presente trabalho propõe-se apresentar a importância da utilização do método STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação. Este método de ensino abrange as disciplinas indicadas de forma interdisciplinar. Ao observarem que os conteúdos das diferentes disciplinas se relacionam, os alunos ficam mais motivados a aprender porque se mostra a sua utilidade na vida quotidiana. O método STEAM prepara os alunos para o futuro em constante mudança, devido à globalização e às mudanças sociais. Este método incentiva e exercita a valorização das habilidades interpessoais, das competências sócio emocionais, comportamentais e pessoais do indivíduo, como por exemplo, a capacidade de comunicação e a habilidade para trabalhar em equipa, muitas vezes em projetos simultâneos. Nos projetos STEAM é imperativo o trabalho colaborativo de professores de diferentes áreas. Foram aplicadas duas atividades, numa turma do 3º ciclo (9.º ano). A primeira atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a segunda as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Física. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver o interesse dos alunos pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento de outras ciências. Desta forma os alunos foram encaminhados a obter a resposta muitas vezes verbalizada pela questão “por que precisamos aprender isso?” quando se leciona um conteúdo matemático. Observou-se o entusiasmo e empenho, por parte dos alunos, na realização das duas atividades. O balanço foi francamente positivo. Demonstrando que a abordagem STEAM deve ser implementada nas escolas.This paper aims to present the importance of using the STEAM method (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) in education. This teaching method covers the indicated subjects in an interdisciplinary way. By observing that the contents of the different subjects are related, students are more motivated to learn because their usefulness in everyday life is shown. The STEAM method prepares students for a future that is constantly changing due to globalisation and social changes. This method encourages and exercises the enhancement of interpersonal skills, socio emotional, behavioural and personal skills of the individual, such as communication skills and the ability to work in teams, often in simultaneous projects. In STEAM projects the collaborative work of teachers from different areas is imperative. Two activities were applied in a class of 3rd cycle (9th grade). The first activity involved Mathematics and Physical Chemistry and the second, Mathematics, Natural Sciences and Physical Education. These activities aimed to develop the students' interest in Mathematics and to value its role in the development of other sciences. In this way the students were directed to obtain the answer often verbalised by the question "why do we need to learn this?" when teaching a mathematical content. It was observed the enthusiasm and commitment of the students in the realization of the two activities. The balance was frankly positive. Demonstrating that the STEAM approach should be implemented in schools.2023-04-24T09:14:55Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37300porSoares, Maria Clarisse Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:36Zoai:ria.ua.pt:10773/37300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:46.455535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
title |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
spellingShingle |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM Soares, Maria Clarisse Ribeiro STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática Interdisciplinaridade |
title_short |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
title_full |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
title_fullStr |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
title_full_unstemmed |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
title_sort |
A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM |
author |
Soares, Maria Clarisse Ribeiro |
author_facet |
Soares, Maria Clarisse Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Clarisse Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática Interdisciplinaridade |
topic |
STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática Interdisciplinaridade |
description |
O presente trabalho propõe-se apresentar a importância da utilização do método STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação. Este método de ensino abrange as disciplinas indicadas de forma interdisciplinar. Ao observarem que os conteúdos das diferentes disciplinas se relacionam, os alunos ficam mais motivados a aprender porque se mostra a sua utilidade na vida quotidiana. O método STEAM prepara os alunos para o futuro em constante mudança, devido à globalização e às mudanças sociais. Este método incentiva e exercita a valorização das habilidades interpessoais, das competências sócio emocionais, comportamentais e pessoais do indivíduo, como por exemplo, a capacidade de comunicação e a habilidade para trabalhar em equipa, muitas vezes em projetos simultâneos. Nos projetos STEAM é imperativo o trabalho colaborativo de professores de diferentes áreas. Foram aplicadas duas atividades, numa turma do 3º ciclo (9.º ano). A primeira atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a segunda as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Física. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver o interesse dos alunos pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento de outras ciências. Desta forma os alunos foram encaminhados a obter a resposta muitas vezes verbalizada pela questão “por que precisamos aprender isso?” quando se leciona um conteúdo matemático. Observou-se o entusiasmo e empenho, por parte dos alunos, na realização das duas atividades. O balanço foi francamente positivo. Demonstrando que a abordagem STEAM deve ser implementada nas escolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T00:00:00Z 2022-12-14 2023-04-24T09:14:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/37300 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/37300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137731770580992 |