Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorino, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cerejeira, Bárbara, Marques, Nicole, Ferreira, Rita, Dias, Sara, Correia, Marisa, Martins, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3762
Resumo: Este trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.
id RCAP_f46413ce52d24a5966e3f6fdf79c9e49
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência1.º CicloSTEAMEste trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVictorino, AnaCerejeira, BárbaraMarques, NicoleFerreira, RitaDias, SaraCorreia, MarisaMartins, Maria Clara2021-11-30T16:33:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-17T15:16:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
title Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
spellingShingle Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
Victorino, Ana
1.º Ciclo
STEAM
title_short Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
title_full Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
title_fullStr Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
title_sort Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
author Victorino, Ana
author_facet Victorino, Ana
Cerejeira, Bárbara
Marques, Nicole
Ferreira, Rita
Dias, Sara
Correia, Marisa
Martins, Maria Clara
author_role author
author2 Cerejeira, Bárbara
Marques, Nicole
Ferreira, Rita
Dias, Sara
Correia, Marisa
Martins, Maria Clara
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Victorino, Ana
Cerejeira, Bárbara
Marques, Nicole
Ferreira, Rita
Dias, Sara
Correia, Marisa
Martins, Maria Clara
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo
STEAM
topic 1.º Ciclo
STEAM
description Este trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-11-30T16:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3762
url http://hdl.handle.net/10400.15/3762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301994007953408