“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10510 |
Resumo: | A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias. |
id |
RCAP_6e96fb0d8af9a7049c5852b1598b5b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10510 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a SociedadeCiência Tecnologia SociedadeEducação em CiênciasUnidades didácticasA comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias.Universidade de Évora2014-02-04T10:07:18Z2014-02-042013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10510http://hdl.handle.net/10174/10510porFigueiredo, M. & Paixão, F., “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, Livro de Resumos Jornadas do Departamento de Química, pp 33, Évora, 2013978-989-8550-12-5QUI-Artigos em Livros de Actas/Proceedingsmtf@uevora.ptmfpaixao@ese.ipcb.ptFigueiredo, MargaridaPaixão, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:22.729608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
title |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
spellingShingle |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade Figueiredo, Margarida Ciência Tecnologia Sociedade Educação em Ciências Unidades didácticas |
title_short |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
title_full |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
title_fullStr |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
title_full_unstemmed |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
title_sort |
“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade |
author |
Figueiredo, Margarida |
author_facet |
Figueiredo, Margarida Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Margarida Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia Sociedade Educação em Ciências Unidades didácticas |
topic |
Ciência Tecnologia Sociedade Educação em Ciências Unidades didácticas |
description |
A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-04T10:07:18Z 2014-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10510 http://hdl.handle.net/10174/10510 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueiredo, M. & Paixão, F., “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, Livro de Resumos Jornadas do Departamento de Química, pp 33, Évora, 2013 978-989-8550-12-5 QUI-Artigos em Livros de Actas/Proceedings mtf@uevora.pt mfpaixao@ese.ipcb.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136527955001344 |