Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Francisca Liliane de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066
Resumo: A contextualização no ensino de Química é uma proposta para aproximar os contextos no qual o aluno está inserido, levando em consideração sua cultura, seus valores humanísticos e éticos. Dessa forma o ensino de Química não se restringe a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão direcionadas para o vestibular e desvinculadas com a formação sócio-cultural do aluno. Nessa direção, faz-se necessário a inserção de propostas pedagógicas que contemplem a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino desta ciência. Os temas sociais, desse modo representam grande potencialidade para contextualizar os conhecimentos químicos. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fermentação alcoólica. A primeira parte da pesquisa consistiu em aplicar um questionário para saber o perfil do Ensino de Química vigente na escola onde a pesquisa foi realizada. A segunda parte consistiu na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos tendo como tema a fermentação alcoólica. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos uma vez que uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química, principalmente por causa das aulas experimentais. Uma avaliação quantitativa do material revelou que 86% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores à média necessária à aprovação.
id UFCG_85716b2ef92fc26e72e96a5784ae074b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7066
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.Alcoholic fermentation process: a generative theme for chemistry teaching.Proceso de fermentación alcohólica: un tema generador para la enseñanza de la química.Ensino de QuímicaContextualizaçãoUnidade Didática de EnsinoTeaching of ChemistryContextualizationDidactic Unit of TeachingEnseñanza de la químicaContextualizaciónUnidad Didáctica DidácticaQuímicaA contextualização no ensino de Química é uma proposta para aproximar os contextos no qual o aluno está inserido, levando em consideração sua cultura, seus valores humanísticos e éticos. Dessa forma o ensino de Química não se restringe a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão direcionadas para o vestibular e desvinculadas com a formação sócio-cultural do aluno. Nessa direção, faz-se necessário a inserção de propostas pedagógicas que contemplem a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino desta ciência. Os temas sociais, desse modo representam grande potencialidade para contextualizar os conhecimentos químicos. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fermentação alcoólica. A primeira parte da pesquisa consistiu em aplicar um questionário para saber o perfil do Ensino de Química vigente na escola onde a pesquisa foi realizada. A segunda parte consistiu na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos tendo como tema a fermentação alcoólica. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos uma vez que uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química, principalmente por causa das aulas experimentais. Uma avaliação quantitativa do material revelou que 86% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores à média necessária à aprovação.The contextualization in the teaching of Chemistry is a proposal to approximate the contexts in which the student is inserted, taking in your consideration their culture, their humanistic and ethical values. This way the teaching of Chemistry doesn't limit classes that emphasize the memorization of facts, laws and theories that are addressed for the vestibular exam and not linked the socio-cultural formation of the student. In that direction, it is done necessary the insertion of pedagogic proposals that contemplate the contextualization and the interdisciplinary in the teaching of this science. The social themes, in that way represent great potentiality to contextualize the chemical knowledge. In that perspective, the general objective of this research was to propose a didactic material to show a contextualized way to work some concepts Chemistry, having as generating theme the teaching and learning of alcoholic fermentation. The first part of the research consisted of applying a questionnaire to know the profile of the Teaching Chemistry in the school where the research was accomplished. The second part consisted of the elaboration of the Didactic Unit of Teaching, in order to promote the significant learning of knowledge having a theme the alcoholic fermentation. It was verified that the work reached to the proposed objectives once a qualitative evaluation showed that the students became more active and interested in studying Chemistry, mainly because of the experimental classes. A quantitative evaluation of the material revealed that 86% of the students reached equal or superior grades compare to the necessary average to the approval.La contextualización en la enseñanza de la Química es una propuesta para abordar los contextos en los que se inserta el estudiante, teniendo en cuenta su cultura, sus valores humanísticos y éticos. De esta forma, la enseñanza de la Química no se restringe a clases magistrales que enfaticen la memorización de hechos, leyes y teorías que estén dirigidas al examen de ingreso y ajenas a la formación sociocultural del estudiante. En esa dirección, es necesaria la inserción de propuestas pedagógicas que contemplen la contextualización y la interdisciplinariedad en la enseñanza de esta ciencia. Los temas sociales, por lo tanto, representan un gran potencial para contextualizar el conocimiento químico. En esa perspectiva, el objetivo general de este trabajo fue proponer un material didáctico que presentara una forma contextualizada de trabajar con algunos conceptos de la Química, teniendo como tema de enseñanza-aprendizaje la fermentación alcohólica. La primera parte de la investigación consistió en aplicar un cuestionario para conocer el perfil de la Enseñanza de la Química en la escuela donde se realizó la investigación. La segunda parte consistió en la elaboración de la Unidad Didáctica Didáctica, con el fin de promover el aprendizaje significativo de conocimientos con el tema de la fermentación alcohólica. Se verificó que el trabajo alcanzó los objetivos propuestos ya que una evaluación cualitativa mostró que los estudiantes se volvieron más participativos e interesados ​​en estudiar Química, principalmente por las clases experimentales. Una evaluación cuantitativa de la materia reveló que el 86% de los estudiantes obtuvieron calificaciones iguales o superiores al promedio requerido para su aprobación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Josivânia Marisa.DANTAS, J.M.http://lattes.cnpq.br/6685565063970044PAULA, José Carlos de Freitas.LUCENA NETO, Marciano Henrique de.MACEDO, Francisca Liliane de.20102019-09-17T16:54:49Z2019-09-172019-09-17T16:54:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066MACEDO, Francisca Liliane de. Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química. 2010. 94fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-21T19:10:45Zoai:localhost:riufcg/7066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-21T19:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
Alcoholic fermentation process: a generative theme for chemistry teaching.
Proceso de fermentación alcohólica: un tema generador para la enseñanza de la química.
title Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
spellingShingle Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
MACEDO, Francisca Liliane de.
Ensino de Química
Contextualização
Unidade Didática de Ensino
Teaching of Chemistry
Contextualization
Didactic Unit of Teaching
Enseñanza de la química
Contextualización
Unidad Didáctica Didáctica
Química
title_short Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
title_full Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
title_fullStr Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
title_full_unstemmed Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
title_sort Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.
author MACEDO, Francisca Liliane de.
author_facet MACEDO, Francisca Liliane de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Josivânia Marisa.
DANTAS, J.M.
http://lattes.cnpq.br/6685565063970044
PAULA, José Carlos de Freitas.
LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Francisca Liliane de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Contextualização
Unidade Didática de Ensino
Teaching of Chemistry
Contextualization
Didactic Unit of Teaching
Enseñanza de la química
Contextualización
Unidad Didáctica Didáctica
Química
topic Ensino de Química
Contextualização
Unidade Didática de Ensino
Teaching of Chemistry
Contextualization
Didactic Unit of Teaching
Enseñanza de la química
Contextualización
Unidad Didáctica Didáctica
Química
description A contextualização no ensino de Química é uma proposta para aproximar os contextos no qual o aluno está inserido, levando em consideração sua cultura, seus valores humanísticos e éticos. Dessa forma o ensino de Química não se restringe a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão direcionadas para o vestibular e desvinculadas com a formação sócio-cultural do aluno. Nessa direção, faz-se necessário a inserção de propostas pedagógicas que contemplem a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino desta ciência. Os temas sociais, desse modo representam grande potencialidade para contextualizar os conhecimentos químicos. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fermentação alcoólica. A primeira parte da pesquisa consistiu em aplicar um questionário para saber o perfil do Ensino de Química vigente na escola onde a pesquisa foi realizada. A segunda parte consistiu na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos tendo como tema a fermentação alcoólica. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos uma vez que uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química, principalmente por causa das aulas experimentais. Uma avaliação quantitativa do material revelou que 86% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores à média necessária à aprovação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-09-17T16:54:49Z
2019-09-17
2019-09-17T16:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066
MACEDO, Francisca Liliane de. Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química. 2010. 94fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066
identifier_str_mv MACEDO, Francisca Liliane de. Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química. 2010. 94fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394773856256