Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Telmo Manuel Paiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6795
Resumo: O objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
id RCAP_6ea8850e14e0196dae3cf4d33af1a69e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaImagem de DestinoMotivação TurísticaProcura TurísticaPromoção TurísticaDestinos TurísticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.ABSTRACT: The objective of conducting a study of tourist demand is to explain the behavior of consumers of goods and services, identifying motivations and preferences. The strategic planning of a tourist destination must always be associated with the study of the behavior of demand and of the consumer in particular. The study of tourist demand assumes a decisive role to destinations, with great preponderance in the decisionmaking process in the area of communication and marketing. In this sense, tourist destinations must develop models to study tourist demand and make reliable forecasts of it, to develop marketing plans that contribute decisively to the creation of products according to the needs of the markets. In this Master's project, a study of tourist demand in the municipality of Castro Daire was accomplished, with the objective of identifying the motivations and preferences of the visitors, and measure what is the destination image that they have of Castro Daire. In a first phase, a theoretical approach was carried out, supported by a literature review, on the variables destination Image and tourist Motivation, also carrying out a social, economic and tourist characterization of Castro Daire and an analysis of differentiators tourism products and with development potential. The study of tourist demand was accomplished through a qualitative and quantitative methodology, with interviews of tourist agents and application of online surveys to visitors and non-visitors of this tourist destination. In the interviews, the tourist agents were unanimous in the attribution of great importance to the study of tourist demand in Castro Daire. Through surveys, 829 responses were recorded, 510 of people who visited this destination and 319 of people who had never visited, and the results of the study made it possible to identify some sociodemographic characteristics, motivations and preferences, also measuring the perception of the image of Castro Daire and the degree of satisfaction with the visit. Acknowledging that the study of tourist demand is decisive for the planning, promotion and competitiveness of destinations, this Master's project also presents some contributions to Tourism in Castro Daire in the area of tourism promotion, resulting from the study of demand carried out.Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoAmaro, Suzanne FonsecaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Telmo Manuel Paiva2021-05-312021-04-082024-04-08T00:00:00Z2021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6795TID:202752852porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:59Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:38.526635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
title Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
spellingShingle Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
Ferreira, Telmo Manuel Paiva
Imagem de Destino
Motivação Turística
Procura Turística
Promoção Turística
Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
title_full Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
title_fullStr Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
title_full_unstemmed Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
title_sort Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turística
author Ferreira, Telmo Manuel Paiva
author_facet Ferreira, Telmo Manuel Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco
Amaro, Suzanne Fonseca
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Telmo Manuel Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem de Destino
Motivação Turística
Procura Turística
Promoção Turística
Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Imagem de Destino
Motivação Turística
Procura Turística
Promoção Turística
Destinos Turísticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
2021-04-08
2021-05-31T00:00:00Z
2024-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6795
TID:202752852
url http://hdl.handle.net/10400.19/6795
identifier_str_mv TID:202752852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130917596299264