Proposta de uma escala de avaliação da comunicação, interação social e linguagem na Perturbação do Espectro do Autismo: contributo para uma melhor intervenção
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6434 |
Resumo: | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada pelos défices persistentes ao nível da comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Das características mais marcantes na PEA destacam-se o desenvolvimento da linguagem e comportamentos comunicativos. Dada a escassez de testes específicos para a avaliação das componentes comunicativa, linguística e social de crianças com PEA o objetivo central deste estudo prendeu-se com a construção de um instrumento de avaliação descritor das capacidades de comunicação, linguagem e interação social de crianças com PEA, dos 3 aos 6 anos de idade, e aferir, em que medida, os resultados variam em função de variáveis sociodemográficas e desenvolvimentais. A primeira fase de construção do instrumento resultou de uma extensa revisão bibliográfica e análise de diversos instrumentos existentes. O mesmo foi ainda submetido a uma avaliação por parte de um painel de peritos de forma a garantir a sua validade de conteúdo. Após esta fase o instrumento foi aplicado a 50 crianças com PEA, de acordo com os critérios de inclusão (crianças entre os 3 a 6 anos de idade com PEA). Para efeitos metodológicos o mesmo foi aplicado a um grupo de 20 crianças, em idade pré-escolar, sem diagnóstico de PEA. Os resultados obtidos indicaram que a escala construída apresenta evidentes qualidades psicométricas. Apresenta valores de alfa de Cronbach iguais ou superiores a .981, indiciando uma boa consistência interna do instrumento. O mesmo também evidencia um elevado grau de sensibilidade relativamente às caraterísticas que distinguem a população com PEA e sem PEA. Em relação à variável sociodemográfica género, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das dimensões analisadas. Relativamente à variável idade, as diferenças foram significativas, obtendo-se valores médios superiores com o aumento da idade das crianças. Futuramente propõe-se aprofundar o estudo da escala e a sua validação para a população portuguesa. |
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Proposta de uma escala de avaliação da comunicação, interação social e linguagem na Perturbação do Espectro do Autismo: contributo para uma melhor intervençãoPerturbação do Espectro do AutismoAvaliaçãoComunicaçãoLinguagemConstrução e validação de instrumentosAutism Spectrum DisorderEvaluationCommunicationLanguageConstruction and validation of instrumentsA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada pelos défices persistentes ao nível da comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Das características mais marcantes na PEA destacam-se o desenvolvimento da linguagem e comportamentos comunicativos. Dada a escassez de testes específicos para a avaliação das componentes comunicativa, linguística e social de crianças com PEA o objetivo central deste estudo prendeu-se com a construção de um instrumento de avaliação descritor das capacidades de comunicação, linguagem e interação social de crianças com PEA, dos 3 aos 6 anos de idade, e aferir, em que medida, os resultados variam em função de variáveis sociodemográficas e desenvolvimentais. A primeira fase de construção do instrumento resultou de uma extensa revisão bibliográfica e análise de diversos instrumentos existentes. O mesmo foi ainda submetido a uma avaliação por parte de um painel de peritos de forma a garantir a sua validade de conteúdo. Após esta fase o instrumento foi aplicado a 50 crianças com PEA, de acordo com os critérios de inclusão (crianças entre os 3 a 6 anos de idade com PEA). Para efeitos metodológicos o mesmo foi aplicado a um grupo de 20 crianças, em idade pré-escolar, sem diagnóstico de PEA. Os resultados obtidos indicaram que a escala construída apresenta evidentes qualidades psicométricas. Apresenta valores de alfa de Cronbach iguais ou superiores a .981, indiciando uma boa consistência interna do instrumento. O mesmo também evidencia um elevado grau de sensibilidade relativamente às caraterísticas que distinguem a população com PEA e sem PEA. Em relação à variável sociodemográfica género, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das dimensões analisadas. Relativamente à variável idade, as diferenças foram significativas, obtendo-se valores médios superiores com o aumento da idade das crianças. Futuramente propõe-se aprofundar o estudo da escala e a sua validação para a população portuguesa.Autism Spectrum Disorder (PEA) is characterized by persistent deficits in social communication and by restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities. Among the most striking characteristics in the PEA, language development and communicative behaviors stand out. Given the scarcity of specific tests for the evaluation of the communicative, linguistic and social components of children with ASD, the main objective of this study was to build an assessment tool to describe the communication, language and social interaction skills of children with ASD , from 3 to 6 years old, and measure, to what extent, the results vary according to sociodemographic and developmental variables. The first phase of construction of the instrument resulted from an extensive bibliographic review and analysis of several existing instruments. It was also submitted to an evaluation by an expert panel in order to guarantee its content validity. After this phase, the instrument was applied to 50 children with ASD, according to the inclusion criteria (children between 3 to 6 years of age with ASD). For methodological purposes the same was applied to a group of 20 children, of preschool age, without a diagnosis of ASD. The results obtained indicated that the constructed scale has evident psychometric qualities. It has Cronbach's alpha values equal to or greater than .981, indicating a good internal consistency of the instrument. It also shows a high degree of sensitivity to the characteristics that distinguish the population with PEA and without PEA. Regarding the socio-demographic variable gender, there were no statistically significant differences in any of the dimensions under analysis. Regarding the age variable, the differences were significant, obtaining higher average values as the children age. In the future it is proposed to deepen the study of the scale and its validation for the Portuguese population.Felizardo, SaraCarvalho, AnabelaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Soraia Carvalho2020-12-15T09:58:21Z2020-10-292020-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6434TID:202555046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:39Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.450145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada pelos défices persistentes ao nível da comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Das características mais marcantes na PEA destacam-se o desenvolvimento da linguagem e comportamentos comunicativos. Dada a escassez de testes específicos para a avaliação das componentes comunicativa, linguística e social de crianças com PEA o objetivo central deste estudo prendeu-se com a construção de um instrumento de avaliação descritor das capacidades de comunicação, linguagem e interação social de crianças com PEA, dos 3 aos 6 anos de idade, e aferir, em que medida, os resultados variam em função de variáveis sociodemográficas e desenvolvimentais. A primeira fase de construção do instrumento resultou de uma extensa revisão bibliográfica e análise de diversos instrumentos existentes. O mesmo foi ainda submetido a uma avaliação por parte de um painel de peritos de forma a garantir a sua validade de conteúdo. Após esta fase o instrumento foi aplicado a 50 crianças com PEA, de acordo com os critérios de inclusão (crianças entre os 3 a 6 anos de idade com PEA). Para efeitos metodológicos o mesmo foi aplicado a um grupo de 20 crianças, em idade pré-escolar, sem diagnóstico de PEA. Os resultados obtidos indicaram que a escala construída apresenta evidentes qualidades psicométricas. Apresenta valores de alfa de Cronbach iguais ou superiores a .981, indiciando uma boa consistência interna do instrumento. O mesmo também evidencia um elevado grau de sensibilidade relativamente às caraterísticas que distinguem a população com PEA e sem PEA. Em relação à variável sociodemográfica género, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das dimensões analisadas. Relativamente à variável idade, as diferenças foram significativas, obtendo-se valores médios superiores com o aumento da idade das crianças. Futuramente propõe-se aprofundar o estudo da escala e a sua validação para a população portuguesa. |
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