Relatório Final de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/17681 |
Resumo: | No âmbito do investimento no processo formativo individual, este Estágio Pedagógico surge, associado à formação profissional, através do contacto directo com uma realidade de ensino realizado com uma turma do 12º ano de escolaridade. O objectivo, seguindo as linhas orientadoras do processo educativo proclamado, visava o desenvolvimento de competências essenciais para a formação enquanto docente. No entanto, o Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) teve a preocupação de se centrar no aluno, partindo dos seus interesses e das suas necessidades, tentando desenvolver uma intervenção correcta e eficaz na acção educativa, através da aplicação directa dos conhecimentos, permitindo deste modo adequar os processos formativos de forma “única” e significativa. De um modo geral é importante perceber que as decisões do professor têm um impacto particular sobre cada aluno e neste documento assume-se a negação do trabalho sob as “massas”, sem diferenciação do ensino, que não permita uma evolução sustentada do aluno enquanto indivíduo inserido numa turma mais ou menos homogénea. Através das percepções realizadas pelo Núcleo de Estágio (NE), orientador de escola, Grupo de Educação Física (GEF) e segundo os diferentes níveis de interpretação do Programa Nacional de Educação Física (PNEF), a diferenciação dos objectivos, dos conteúdos, da gestão do tempo, da rotação dos espaços, das estratégias, da diferenciação dos grupos de nível, parecem ter convergido para o sucesso da Intervenção Pedagógica agora relatada. A regulação dos processos de formação, e consequentemente, a avaliação é vista como parte integrante do PEA, porque só desta forma é possível promovê-lo. Este documento é o relatório de um percurso de aprendizagem em estágio. |
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