Perceção de grupos sociais : à procura do efeito de compensação em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33170 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
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Perceção de grupos sociais : à procura do efeito de compensação em criançasOntogeniaDesenvolvimentoCriatividade socialTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A presente investigação visou estudar a ontogenia do efeito de compensação entre as duas dimensões fundamentais da personalidade: warmth e competência. O efeito de compensação, num contexto de avaliação intergrupal, consiste num grupo percecionado como mais competente ser visto simultaneamente como menos caloroso, e vice-versa. Pouco se sabe sobre a emergência deste efeito ao longo do desenvolvimento. Conduziu-se um estudo-piloto, apenas com participantes do 12º ano de escolaridade, para validar o paradigma a utilizar no estudo principal. Na primeira parte do estudo-piloto os participantes comparavam grupos de género e na segunda parte comparavam grupos mínimos. Os resultados mostraram o efeito de compensação na comparação entre grupos de género, mas apenas um enviesamento endogrupal na comparação entre grupos mínimos. Este último resultado pode ser explicado por aspetos relacionados com a manipulação experimental utilizada, pelo que esta manipulação foi modificada para o estudo posterior. No estudo principal recolheram-se dados junto de três faixas etárias (alunos do 2º ano, 4º ano e 12º ano de escolaridade), com o objetivo de traçar a trajetória desenvolvimentista do efeito de compensação. Na comparação entre grupos de género os primeiros sinais de compensação surgiram pelos rapazes do 4º ano, que avaliaram as raparigas como mais competentes, mas os rapazes como mais calorosos. Este padrão de resultados é consistente com um efeito de compensação motivado por criatividade social. As raparigas desta idade exibiram um favorecimento endogrupal em ambas as dimensões, mas no 12° ano passaram a avaliar o seu grupo como menos caloroso, ainda que mais competente, do que o dos rapazes. Este efeito de compensação é plausivelmente motivado por noblesse oblige. Na comparação entre grupos mínimos os resultados foram menos expressivos com todas as faixas etárias tendendo para o favorecimento endogrupal. A relevância e implicações destes resultados são discutidas e possíveis linhas para follow-up desta investigação são propostas.The current investigation aimed to study the ontogeny of the compensation effect between the two fundamental dimensions of personality: warmth and competence. The compensation effect, in a context of intergroup evaluation, consists in a group perceived as more competent being also simultaneously perceived as less warm, and vice-versa. Little is known about the emergence of this effect across the development. A pilot-study was conducted, only with 12th graders as participants, in order to validate the paradigm to use in the main study. In the first part of the pilot-study the participants compared gender groups and in the second part compared minimal groups. The results showed compensation between the gender groups, but only an ingroup bias in the minimal group comparison. This latter result can be explained by aspects related to the used experimental manipulation, so the manipulation was modified to the posterior study. In the main study it was gathered data from three different age groups (2nd graders, 4th graders and 12th graders with the aim of drawing the developmental trajectory of the compensation effect. In the gender group comparison the first signs of compensation arose in boys in 4th grade, who evaluated the girls as more competent, but the boys as warmer. This pattern of results is consistent with the compensation effect motivated by social creativity. Girls in 4th grade showed ingroup favoritism in both dimensions, but by 12th grade they evaluated their group as less warm, but more competent than boys. This compensation effect is plausibly motivated by noblesse oblige. In the minimal group comparison the results were less expressive, with participants across all age groups tending to show ingroup bias. The relevance of these results, as well as its theoretical implications, are discussed and possible follow-up studies for this line of research are proposed.Cardoso, Sara Loureiro,(Sara Hagá)Repositório da Universidade de LisboaFrade, João Filipe Sequeira2018-05-07T13:12:42Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33170TID:201908433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:42:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:42:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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