Perceção da inserção profissional em estudantes de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Rafaela Filipa Vicente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33261
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
id RCAP_00922952016eded12ac58be367e6774c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção da inserção profissional em estudantes de dançaDançaEstudantesInserção profissionalTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017Este estudo procurou explorar as perceções que os estudantes de dança têm sobre a inserção profissional nesta área de trabalho artístico. Utilizou-se o método qualitativo, tendo por base um guião de entrevista sobre a perceção da inserção profissional na área das artes, estruturou-se um guião de entrevista sobre a perceção da inserção profissional na área da dança. Este guião permitiu orientar a entrevista para as caraterísticas demográficas dos participantes e para a sua perceção: da inserção profissional em geral; das condições daquela inserção; das caraterísticas pessoais que lhe são relevantes; do envolvimento e comportamentos nela implicados; e dos resultantes psicológicos daquela inserção. Participaram no estudo 16 estudantes do ensino superior politécnico de dança. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo temática de tipo intermédio, com recurso ao método dos juízes para validação, à qual se seguiu a exploração da frequência relativa de cada categoria encontrada. A análise permitiu diferenciar uma variedade de perceções sobre os seguintes componentes da inserção profissional na área da dança: oportunidade de inserção; modalidade de trabalho; remuneração e estabilidade do trabalho; fatores de inserção; caraterísticas físicas, atitudinais, cognitivas, interpessoais e de aprendizagem relevantes param a inserção; motivação para inserção; estratégias pessoais e sociais de inserção; consequências da inserção no bem-estar e na identidade.This study sought to explore the perceptions that dance students have about the professional insertion in this area of artistic work. Using the qualitative method, based on an interview script about the perception of the professional insertion in the area of the arts, an interview script was structured to understand the perception of the professional insertion in the dance context. This script allowed to guide an interview for the demographic characteristics of the participants and for their perception of: the geral professional insertion; the conditions of that insertion; the perception of what personal characteristics are more importante to that perception; the involvement and behaviors involved; and psychological outcomes of that insertion. In this study 16 students of polytechnic higher education of dance participated. The data were treated through an intermediate type thematic content analysis, using the inter-judge method for validation, followed by an exploration of the frequency of each found category. The analysis allowed to differentiate a variety of perceptions on the following components of professional insertion in the area of dance: opportunity of insertion; modality of work; payment and stability of work; insertion factors; physical, attitudinal, cognitive, interpersonal and learning characteristics relevant for the insertion; motivation for insertion; personal and social insertion strategies; and consequences of insertion into well-being and identity.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaLucas, Rafaela Filipa Vicente2018-05-08T15:14:20Z20172017-10-062017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33261TID:201908409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:23.257201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
title Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
spellingShingle Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
Lucas, Rafaela Filipa Vicente
Dança
Estudantes
Inserção profissional
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
title_full Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
title_fullStr Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
title_full_unstemmed Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
title_sort Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
author Lucas, Rafaela Filipa Vicente
author_facet Lucas, Rafaela Filipa Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Manuel, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Rafaela Filipa Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Estudantes
Inserção profissional
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Dança
Estudantes
Inserção profissional
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-06
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-08T15:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33261
TID:201908409
url http://hdl.handle.net/10451/33261
identifier_str_mv TID:201908409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134413413416960