Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina de Fátima Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35213
Resumo: Este trabalho intitulado como Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança, foi desenvolvida nas duas valências pré-escolar e primeiro ciclo. Tem como intuito, perceber qual o papel dos livros na capacidade das crianças em aceitar o diferente, tornando assim a diferença como algo natural, desta forma, primeiramente foi importante perceber que a inclusão é um processo , e não um processo imediato, carece de uma constante mudança no processo de educação, a literatura infantil, com a linguagem adequada as crianças, consegue captar a atenção das mesmas, sendo o livro um documento insubstituível, com muitos benefícios onde as crianças constroem o seu lado imaginário. Posteriormente, foram realizadas e analisadas as várias intervenções, correspondendo a leitura de livros adequados ao tema em questão e seguidamente analisados, tendo em vista tentar perceber de que forma essas práticas ajudaram, concretizando uma evolução para as crianças, relativamente a inúmeras situações em que é relevante sentir-se incluído e incluir o outro; Abstract: How To Grow Respect For Others: the role that book reading has in child education, developed in both preschool and first cycle. The purpose is to understand how the role of books helps children's ability to accept that things can sometimes be different, thus making it natural to them when the difference does happen in this way. It was first important to realise that inclusion is a continuous process, not an immediate process, it lacks a constant change in the education process. Children's literature, with the appropriate language for children, manages to capture their attention, the book being an irreplaceable document, with many benefits where children build their imaginary side as well. Subsequently, the studies were carried out and analyzed at various stages such as the reading of appropriate books to the subject in question and then analyzed, in which the children, evolving, remembered the books in the numerous situations making them feel included and including the other children
id RCAP_6f0bc0ce8accd6010d25444121b4ff44
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criançaInclusãoCriançasLivrosDiferençaTextoInclusionChildrenBooksDifferenceTextEste trabalho intitulado como Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança, foi desenvolvida nas duas valências pré-escolar e primeiro ciclo. Tem como intuito, perceber qual o papel dos livros na capacidade das crianças em aceitar o diferente, tornando assim a diferença como algo natural, desta forma, primeiramente foi importante perceber que a inclusão é um processo , e não um processo imediato, carece de uma constante mudança no processo de educação, a literatura infantil, com a linguagem adequada as crianças, consegue captar a atenção das mesmas, sendo o livro um documento insubstituível, com muitos benefícios onde as crianças constroem o seu lado imaginário. Posteriormente, foram realizadas e analisadas as várias intervenções, correspondendo a leitura de livros adequados ao tema em questão e seguidamente analisados, tendo em vista tentar perceber de que forma essas práticas ajudaram, concretizando uma evolução para as crianças, relativamente a inúmeras situações em que é relevante sentir-se incluído e incluir o outro; Abstract: How To Grow Respect For Others: the role that book reading has in child education, developed in both preschool and first cycle. The purpose is to understand how the role of books helps children's ability to accept that things can sometimes be different, thus making it natural to them when the difference does happen in this way. It was first important to realise that inclusion is a continuous process, not an immediate process, it lacks a constant change in the education process. Children's literature, with the appropriate language for children, manages to capture their attention, the book being an irreplaceable document, with many benefits where children build their imaginary side as well. Subsequently, the studies were carried out and analyzed at various stages such as the reading of appropriate books to the subject in question and then analyzed, in which the children, evolving, remembered the books in the numerous situations making them feel included and including the other childrenUniversidade de Évora2023-05-23T15:42:50Z2023-05-232023-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35213http://hdl.handle.net/10174/35213TID:203294750porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocatarinaflferreira@gmail.com229Ferreira, Catarina de Fátima Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:40.078277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
title Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
spellingShingle Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
Ferreira, Catarina de Fátima Leal
Inclusão
Crianças
Livros
Diferença
Texto
Inclusion
Children
Books
Difference
Text
title_short Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
title_full Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
title_fullStr Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
title_full_unstemmed Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
title_sort Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança
author Ferreira, Catarina de Fátima Leal
author_facet Ferreira, Catarina de Fátima Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Catarina de Fátima Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Crianças
Livros
Diferença
Texto
Inclusion
Children
Books
Difference
Text
topic Inclusão
Crianças
Livros
Diferença
Texto
Inclusion
Children
Books
Difference
Text
description Este trabalho intitulado como Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança, foi desenvolvida nas duas valências pré-escolar e primeiro ciclo. Tem como intuito, perceber qual o papel dos livros na capacidade das crianças em aceitar o diferente, tornando assim a diferença como algo natural, desta forma, primeiramente foi importante perceber que a inclusão é um processo , e não um processo imediato, carece de uma constante mudança no processo de educação, a literatura infantil, com a linguagem adequada as crianças, consegue captar a atenção das mesmas, sendo o livro um documento insubstituível, com muitos benefícios onde as crianças constroem o seu lado imaginário. Posteriormente, foram realizadas e analisadas as várias intervenções, correspondendo a leitura de livros adequados ao tema em questão e seguidamente analisados, tendo em vista tentar perceber de que forma essas práticas ajudaram, concretizando uma evolução para as crianças, relativamente a inúmeras situações em que é relevante sentir-se incluído e incluir o outro; Abstract: How To Grow Respect For Others: the role that book reading has in child education, developed in both preschool and first cycle. The purpose is to understand how the role of books helps children's ability to accept that things can sometimes be different, thus making it natural to them when the difference does happen in this way. It was first important to realise that inclusion is a continuous process, not an immediate process, it lacks a constant change in the education process. Children's literature, with the appropriate language for children, manages to capture their attention, the book being an irreplaceable document, with many benefits where children build their imaginary side as well. Subsequently, the studies were carried out and analyzed at various stages such as the reading of appropriate books to the subject in question and then analyzed, in which the children, evolving, remembered the books in the numerous situations making them feel included and including the other children
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23T15:42:50Z
2023-05-23
2023-04-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35213
http://hdl.handle.net/10174/35213
TID:203294750
url http://hdl.handle.net/10174/35213
identifier_str_mv TID:203294750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
catarinaflferreira@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136718723481600