A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/68918 |
Resumo: | Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores. |
id |
RCAP_6f0e9791475c7a3128d15cf26e7568fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexãoThe maturity to learn to read: contributions for reflectionPreditores de leituraMaturidade para aprender a lerConsciência fonológicaReading predictorsMaturity to learn to readPhonological awarenessCiências Sociais::PsicologiaEducação de qualidadeNeste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores.Abstract: This study aims to identify the contribution of Piagetian logic operations (seriation, classification and class inclusion), phonological awareness and knowledge of letters for learning to read. A longitudinal study was carried out, from the final year of Pre-School to the 2nd year of schooling, together with a sample of 116 children, divided into two groups: those who completed 6 years until September 15 of the year of enrollment and the who completed them after that date. In terms of word recognition, in the 1st year, serialization is the best predictor, but in the 2nd year, the best predictors were phonological awareness and knowledge of letters. In reading comprehension seriation and classification were the best predictors. There were no differences in reading performance according to age, which does not confirm the hypothesis of advanced immaturity by many teachers.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoFerraz, Inês Patrícia RodriguesViana, Fernanda LeopoldinaPocinho, Margarida Maria Ferreira Dias2020-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/68918porFerraz, I., Viana, F. L., & Pocinho, M. (2020). A maturidade para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3-19. Doi: 4013/cld2.020.181.012177-620210.4013/cld2.020.181.01http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld2.020.181.01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:02.667867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão The maturity to learn to read: contributions for reflection |
title |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
spellingShingle |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues Preditores de leitura Maturidade para aprender a ler Consciência fonológica Reading predictors Maturity to learn to read Phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia Educação de qualidade |
title_short |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
title_full |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
title_fullStr |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
title_full_unstemmed |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
title_sort |
A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão |
author |
Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues |
author_facet |
Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues Viana, Fernanda Leopoldina Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Fernanda Leopoldina Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues Viana, Fernanda Leopoldina Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preditores de leitura Maturidade para aprender a ler Consciência fonológica Reading predictors Maturity to learn to read Phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia Educação de qualidade |
topic |
Preditores de leitura Maturidade para aprender a ler Consciência fonológica Reading predictors Maturity to learn to read Phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia Educação de qualidade |
description |
Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/68918 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/68918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferraz, I., Viana, F. L., & Pocinho, M. (2020). A maturidade para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3-19. Doi: 4013/cld2.020.181.01 2177-6202 10.4013/cld2.020.181.01 http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld2.020.181.01 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132215201759232 |