Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Catarina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Hélia, Brocardo, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18462
Resumo: Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.
id RCAP_6f163a1ea79609011b5e0b2736858119
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de númeroum estudo no ensino básicoPráticas do professorDesenvolvimento do sentido do númeroDiscussão de tarefasTrabalho colaborativoTeacher's practiceNumber sense developmentTasks' discussionCollaborative workEste artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.This article focuses on the practices of a third grade primary teacher who participated in a collaborative project, aimed at developing students’ number sense. Specifically, it analyzes the challenges that the teacher faced during the tasks’ discussion and his concerns related to the development of the students' number sense. We used a qualitative methodology and data collection included observation of classroom and of project team’s working sessions, and document analysis and interviews. The results highlight the main challenges that the teacher faces: deciding on which students’ written productions should be presented to the class; choosing the order of students’ presentations; understanding students' strategies and being able to ‘give them a voice’. The teacher's main concerns regarding the development of the students’ number sense that stand out are the awareness of the different strategies that could be used, the identification of relationships between contexts, and calculations and use of effective methods of calculation.Universidade Estadual PaulistaRepositório ComumDelgado, CatarinaOliveira, HéliaBrocardo, Joana2017-06-02T09:05:44Z2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18462por1980-441510.1590/1980-4415v31n57a16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:44.894384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
um estudo no ensino básico
title Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
spellingShingle Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
Delgado, Catarina
Práticas do professor
Desenvolvimento do sentido do número
Discussão de tarefas
Trabalho colaborativo
Teacher's practice
Number sense development
Tasks' discussion
Collaborative work
title_short Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
title_full Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
title_fullStr Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
title_full_unstemmed Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
title_sort Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
author Delgado, Catarina
author_facet Delgado, Catarina
Oliveira, Hélia
Brocardo, Joana
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
Brocardo, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Catarina
Oliveira, Hélia
Brocardo, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas do professor
Desenvolvimento do sentido do número
Discussão de tarefas
Trabalho colaborativo
Teacher's practice
Number sense development
Tasks' discussion
Collaborative work
topic Práticas do professor
Desenvolvimento do sentido do número
Discussão de tarefas
Trabalho colaborativo
Teacher's practice
Number sense development
Tasks' discussion
Collaborative work
description Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-02T09:05:44Z
2017-04
2017-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18462
url http://hdl.handle.net/10400.26/18462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-4415
10.1590/1980-4415v31n57a16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135347999768576