Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18462 |
Resumo: | Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo. |
id |
RCAP_6f163a1ea79609011b5e0b2736858119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18462 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de númeroum estudo no ensino básicoPráticas do professorDesenvolvimento do sentido do númeroDiscussão de tarefasTrabalho colaborativoTeacher's practiceNumber sense developmentTasks' discussionCollaborative workEste artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.This article focuses on the practices of a third grade primary teacher who participated in a collaborative project, aimed at developing students’ number sense. Specifically, it analyzes the challenges that the teacher faced during the tasks’ discussion and his concerns related to the development of the students' number sense. We used a qualitative methodology and data collection included observation of classroom and of project team’s working sessions, and document analysis and interviews. The results highlight the main challenges that the teacher faces: deciding on which students’ written productions should be presented to the class; choosing the order of students’ presentations; understanding students' strategies and being able to ‘give them a voice’. The teacher's main concerns regarding the development of the students’ number sense that stand out are the awareness of the different strategies that could be used, the identification of relationships between contexts, and calculations and use of effective methods of calculation.Universidade Estadual PaulistaRepositório ComumDelgado, CatarinaOliveira, HéliaBrocardo, Joana2017-06-02T09:05:44Z2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18462por1980-441510.1590/1980-4415v31n57a16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:44.894384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número um estudo no ensino básico |
title |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
spellingShingle |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número Delgado, Catarina Práticas do professor Desenvolvimento do sentido do número Discussão de tarefas Trabalho colaborativo Teacher's practice Number sense development Tasks' discussion Collaborative work |
title_short |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
title_full |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
title_fullStr |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
title_full_unstemmed |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
title_sort |
Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número |
author |
Delgado, Catarina |
author_facet |
Delgado, Catarina Oliveira, Hélia Brocardo, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Hélia Brocardo, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Catarina Oliveira, Hélia Brocardo, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas do professor Desenvolvimento do sentido do número Discussão de tarefas Trabalho colaborativo Teacher's practice Number sense development Tasks' discussion Collaborative work |
topic |
Práticas do professor Desenvolvimento do sentido do número Discussão de tarefas Trabalho colaborativo Teacher's practice Number sense development Tasks' discussion Collaborative work |
description |
Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-02T09:05:44Z 2017-04 2017-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18462 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-4415 10.1590/1980-4415v31n57a16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135347999768576 |