Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rebeca Meirelles das
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11444
Resumo: This study aims to identify the perception of variability and the level of reasoning about this peculiarity, with students of the sixth year at basic education at a state school in Cotia. We discussed what are the concepts and procedures deployed when they resolve issues that involve reading, interpretation and construction of graphs. In particular, diagnose which operative invariants related to the notion of variability that these students mobilized in these activities. As theoretical references, we consider the levels of understanding graphical mobilized by students who are solving problems in statistical context. We also considered the theory of Conceptual Fields seeking to identify the operational invariants by observing the students in situations of problem solving. We performed a qualitative research, with application of a diagnostic instrument, with voluntary participation by two pairs of students. The results pointed to the difficulties of students in reading, interpreting and constructing graphs in specific situations, such as graphs with non-unit scales and null often. For calculating the range, the results showed a stable procedure, especially on the part of one of the pairs studied, in other words, a possible operational invariant, the confusion between the variable frequency and the variable
id PUC_SP-1_2ea5ec205b73ac1f65f7e8ee45f91bc0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11444
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214116A6Chagas, Rebeca Meirelles das2016-04-27T16:59:03Z2010-07-052010-05-11Chagas, Rebeca Meirelles das. Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11444This study aims to identify the perception of variability and the level of reasoning about this peculiarity, with students of the sixth year at basic education at a state school in Cotia. We discussed what are the concepts and procedures deployed when they resolve issues that involve reading, interpretation and construction of graphs. In particular, diagnose which operative invariants related to the notion of variability that these students mobilized in these activities. As theoretical references, we consider the levels of understanding graphical mobilized by students who are solving problems in statistical context. We also considered the theory of Conceptual Fields seeking to identify the operational invariants by observing the students in situations of problem solving. We performed a qualitative research, with application of a diagnostic instrument, with voluntary participation by two pairs of students. The results pointed to the difficulties of students in reading, interpreting and constructing graphs in specific situations, such as graphs with non-unit scales and null often. For calculating the range, the results showed a stable procedure, especially on the part of one of the pairs studied, in other words, a possible operational invariant, the confusion between the variable frequency and the variableO presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção da variabilidade e o nível de raciocínio sobre essa característica, junto a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Cotia. Discutimos quais são os conceitos e procedimentos mobilizados quando estes resolvem questões que envolvem leitura, interpretação e construção de gráficos. Particularmente, diagnosticar quais invariantes operatórios relacionados à noção de variabilidade que estes alunos mobilizaram nessas atividades. Como referências teóricas, consideramos os níveis de compreensão gráfica mobilizados pelos alunos em situação de resolução de problemas em contexto estatístico. Consideramos também a teoria dos Campos Conceituais, buscando identificar os invariantes operatórios por meio da observação dos alunos em situações de resolução de problemas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de um instrumento diagnóstico, com participação voluntária de duas duplas de alunas. Os resultados apontaram para as dificuldades dos alunos na leitura, interpretação e construção de gráficos em situações específicas, como gráficos com escalas não unitárias e o com freqüência nula. Quanto ao cálculo da amplitude, os resultados mostraram um procedimento estável, por parte principalmente de uma das duplas pesquisadas, ou seja, um possível invariante operatório, a confusão entre freqüência da variável e a variávelSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23853/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação estatísticaRaciocínio sobre variaçãoLeitura e interpretação de gráficosEstatistica -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)Statistical educationReasoning about variationReading and interpretation of graphsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEstatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRebeca Meirelles das Chagas.pdf.txtRebeca Meirelles das Chagas.pdf.txtExtracted texttext/plain191088https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/3/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf.txt5dc8076711d803f19814d467585bc3d2MD53ORIGINALRebeca Meirelles das Chagas.pdfapplication/pdf4359922https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/1/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdfbd7233ef218fc3f506f8a6b7989024b8MD51THUMBNAILRebeca Meirelles das Chagas.pdf.jpgRebeca Meirelles das Chagas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3946https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/2/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf.jpg54cc5c95dbb299d1b104f7b9f7d64649MD52handle/114442022-04-27 12:49:15.66oai:repositorio.pucsp.br:handle/11444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:49:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
title Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
spellingShingle Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
Chagas, Rebeca Meirelles das
Educação estatística
Raciocínio sobre variação
Leitura e interpretação de gráficos
Estatistica -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Statistical education
Reasoning about variation
Reading and interpretation of graphs
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
title_full Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
title_fullStr Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
title_full_unstemmed Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
title_sort Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas
author Chagas, Rebeca Meirelles das
author_facet Chagas, Rebeca Meirelles das
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214116A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rebeca Meirelles das
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Raciocínio sobre variação
Leitura e interpretação de gráficos
Estatistica -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)
topic Educação estatística
Raciocínio sobre variação
Leitura e interpretação de gráficos
Estatistica -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Statistical education
Reasoning about variation
Reading and interpretation of graphs
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical education
Reasoning about variation
Reading and interpretation of graphs
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aims to identify the perception of variability and the level of reasoning about this peculiarity, with students of the sixth year at basic education at a state school in Cotia. We discussed what are the concepts and procedures deployed when they resolve issues that involve reading, interpretation and construction of graphs. In particular, diagnose which operative invariants related to the notion of variability that these students mobilized in these activities. As theoretical references, we consider the levels of understanding graphical mobilized by students who are solving problems in statistical context. We also considered the theory of Conceptual Fields seeking to identify the operational invariants by observing the students in situations of problem solving. We performed a qualitative research, with application of a diagnostic instrument, with voluntary participation by two pairs of students. The results pointed to the difficulties of students in reading, interpreting and constructing graphs in specific situations, such as graphs with non-unit scales and null often. For calculating the range, the results showed a stable procedure, especially on the part of one of the pairs studied, in other words, a possible operational invariant, the confusion between the variable frequency and the variable
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Chagas, Rebeca Meirelles das. Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11444
identifier_str_mv Chagas, Rebeca Meirelles das. Estatística para alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/3/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/1/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11444/2/Rebeca%20Meirelles%20das%20Chagas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dc8076711d803f19814d467585bc3d2
bd7233ef218fc3f506f8a6b7989024b8
54cc5c95dbb299d1b104f7b9f7d64649
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796061052600320