Facilitadores e barreiras à inovação nos serviços de atendimento da administração pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria José de Carvalho Mesquita Geraldes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1656
Resumo: Este é um estudo exploratório sobre barreiras e facilitadores à inovação nos Serviços de Atendimento da Administração Pública. Noventa e nove Coordenadores de Serviços de Atendimento foram inquiridos sobre as suas percepções de barreiras e facilitadores à inovação e foram ainda convidados a sugerir acções para melhorar a inovação nos seus serviços. As principais barreiras referidas foram a falta de formação e competência dos recursos humanos, a falta de reconhecimento e recompensa, a falta de condições de trabalho (instalações e meios materiais). Os principais facilitadores mencionados foram comunicação, participação e abertura, recursos humanos (mais jovens, em maior quantidade, com mais formação e competência) e condições trabalho adequadas (instalações e meios materiais). As sugestões de melhoria da inovação mais frequentes foram a necessidade de recursos humanos mais jovens, em maior quantidade, com mais formação e competência e rotatividade dos mesmos, comunicação, participação e abertura e melhoria das condições de trabalho e instalações. ABSTRACT: This is an exploratory study on barriers and facilitators to the innovation in Costumer Services of Public Administration. A sample of ninety nine Coordinators of Costumer Services had been inquired about their perception of the barriers, facilitators and suggestions to promote the innovation in the public services. The results disclose as main barriers the lack of training and ability of the human resources, the lack of recognition and reward, the lack of work conditions (installations and materials). The main facilitators to the innovation had been participation and opening, communication, younger human resources, in bigger amount, with more adequate formation and ability and work conditions (installations and materials). The suggestions mostly mentioned were related with communication, participation and opening, necessity of human resources (younger, in bigger amount, with more training, ability and rotation), and improvement of the installations and work conditions.
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