Aprender, a força do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24549 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente. |
id |
RCAP_6f3d7539ac05d1f3c7d5330be2807d83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender, a força do saberPrática de ensino supervisionadaReflexãoCooperaçãoAprendizagemSupervised teaching practiceReflectionCooperationLearningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente.This lnternship Report (IR) is part of the Curricular Unit (CU) "Supervised Teaching Practice" (SEP), related to the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Primary School and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education (CBE). The document seeks to list the work developed throughout this school year, particularly during the course of the educational practice. lt is important to emphasize the mobilization of theoretical and legal assumptions that underpin the educational practice and the learning done by the master's student during the construction of her teaching identity. The cooperation with the cooperating teachers and the supervision team, who valued and pointed out possible improvements and possibilities, thus contributing to the gradual progression of the master's student, should be highlighted. The dynamics of the IR made it possible to adapt and transform the educational practices, supporting the interventions carried out in the 1st and 2nd CBE. Regarding the investigative component, The promotion of PASEO skills with 1st grade students, through Study of Environment, with emphasis on the Study of the Environment: an integrative area, Educational Robotics Resources for the Study of the Environment and CTSE Approach, contributed to the development and analysis of the research. The construction of knowledge and the development of skills that guided the Supervised Teaching Practice, supported by the criticai and informed attitude of the master's student, is noteworthy. This was only the beginning of a professional life full of challenges, emotions and, above ali, learnings that transform the teaching practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, PedroQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAfonseca, Rafaela Gomes2024-01-19T11:04:14Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24549TID:203474740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:44.227903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender, a força do saber |
title |
Aprender, a força do saber |
spellingShingle |
Aprender, a força do saber Afonseca, Rafaela Gomes Prática de ensino supervisionada Reflexão Cooperação Aprendizagem Supervised teaching practice Reflection Cooperation Learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprender, a força do saber |
title_full |
Aprender, a força do saber |
title_fullStr |
Aprender, a força do saber |
title_full_unstemmed |
Aprender, a força do saber |
title_sort |
Aprender, a força do saber |
author |
Afonseca, Rafaela Gomes |
author_facet |
Afonseca, Rafaela Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonseca, Rafaela Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Cooperação Aprendizagem Supervised teaching practice Reflection Cooperation Learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Cooperação Aprendizagem Supervised teaching practice Reflection Cooperation Learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-19T11:04:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24549 TID:203474740 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24549 |
identifier_str_mv |
TID:203474740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137055450595328 |