Aprender, a força do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonseca, Rafaela Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24549
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente.
id RCAP_6f3d7539ac05d1f3c7d5330be2807d83
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender, a força do saberPrática de ensino supervisionadaReflexãoCooperaçãoAprendizagemSupervised teaching practiceReflectionCooperationLearningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente.This lnternship Report (IR) is part of the Curricular Unit (CU) "Supervised Teaching Practice" (SEP), related to the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Primary School and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education (CBE). The document seeks to list the work developed throughout this school year, particularly during the course of the educational practice. lt is important to emphasize the mobilization of theoretical and legal assumptions that underpin the educational practice and the learning done by the master's student during the construction of her teaching identity. The cooperation with the cooperating teachers and the supervision team, who valued and pointed out possible improvements and possibilities, thus contributing to the gradual progression of the master's student, should be highlighted. The dynamics of the IR made it possible to adapt and transform the educational practices, supporting the interventions carried out in the 1st and 2nd CBE. Regarding the investigative component, The promotion of PASEO skills with 1st grade students, through Study of Environment, with emphasis on the Study of the Environment: an integrative area, Educational Robotics Resources for the Study of the Environment and CTSE Approach, contributed to the development and analysis of the research. The construction of knowledge and the development of skills that guided the Supervised Teaching Practice, supported by the criticai and informed attitude of the master's student, is noteworthy. This was only the beginning of a professional life full of challenges, emotions and, above ali, learnings that transform the teaching practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, PedroQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAfonseca, Rafaela Gomes2024-01-19T11:04:14Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24549TID:203474740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:44.227903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender, a força do saber
title Aprender, a força do saber
spellingShingle Aprender, a força do saber
Afonseca, Rafaela Gomes
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Cooperação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Cooperation
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender, a força do saber
title_full Aprender, a força do saber
title_fullStr Aprender, a força do saber
title_full_unstemmed Aprender, a força do saber
title_sort Aprender, a força do saber
author Afonseca, Rafaela Gomes
author_facet Afonseca, Rafaela Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Pedro
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonseca, Rafaela Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Cooperação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Cooperation
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Cooperação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Cooperation
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-19T11:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24549
TID:203474740
url http://hdl.handle.net/10400.22/24549
identifier_str_mv TID:203474740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055450595328