Nunca é tarde para aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12816 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O conteúdo deste documento tem como objetivo habilitar a mestranda para a docência nas áreas indicadas, bem como referenciar a ação e respetiva reflexão sobre a ação realizada pela mestranda durante a sua PES, sustentada pelos pressupostos teóricos e legais que suportam a habilitação para a docência. Guiada numa prática construtivista com o intuito de promover aprendizagens significativas, a metodologia investigação-ação estabeleceu-se como a base do trabalho realizado pela mestranda, onde as quatro fases subjacentes a esta - observação, planificação, ação e reflexão- foram cruciais para a sua orientação. Estas diretrizes complementaram-se com o ciclo da supervisão, tal como a cooperação entre o par pedagógico e restante comunidade educativa, permitindo uma reflexão crítica mais profunda, tal como o crescimento pessoal e profissional da mestranda. A componente investigativa, implementada em contexto, permitiu à mestranda explorar o algoritmo da divisão através de um material manipulável e explorar as fases da Resolução de Problemas. A PES tornou-se fundamental ao permitir à mestranda contactar com diferentes contextos e percecionar ao longo da sua prática as diversas funções docentes, tal como obstáculos e sucessos, face às particularidades dos alunos e do contexto em que se inserem. Assim, realce-se o título deste relatório, alusivo a um dito popular, “Nunca é tarde para aprender”. |
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Nunca é tarde para aprenderPrática de ensino supervisionadaInvestigação-AçãoReflexãoCooperaçãoDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalSupervised Teaching PracticeResearch-ActionReflectionCooperationPersonal and Professional DevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O conteúdo deste documento tem como objetivo habilitar a mestranda para a docência nas áreas indicadas, bem como referenciar a ação e respetiva reflexão sobre a ação realizada pela mestranda durante a sua PES, sustentada pelos pressupostos teóricos e legais que suportam a habilitação para a docência. Guiada numa prática construtivista com o intuito de promover aprendizagens significativas, a metodologia investigação-ação estabeleceu-se como a base do trabalho realizado pela mestranda, onde as quatro fases subjacentes a esta - observação, planificação, ação e reflexão- foram cruciais para a sua orientação. Estas diretrizes complementaram-se com o ciclo da supervisão, tal como a cooperação entre o par pedagógico e restante comunidade educativa, permitindo uma reflexão crítica mais profunda, tal como o crescimento pessoal e profissional da mestranda. A componente investigativa, implementada em contexto, permitiu à mestranda explorar o algoritmo da divisão através de um material manipulável e explorar as fases da Resolução de Problemas. A PES tornou-se fundamental ao permitir à mestranda contactar com diferentes contextos e percecionar ao longo da sua prática as diversas funções docentes, tal como obstáculos e sucessos, face às particularidades dos alunos e do contexto em que se inserem. Assim, realce-se o título deste relatório, alusivo a um dito popular, “Nunca é tarde para aprender”.This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Program in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The purpose of this document is to enable the student to teach in the areas indicated, as well as to refer to the action and respective reflection on the action taken by the master student during his ESP, supported by the theoretical and legal assumptions that support the teaching qualification. Guided by a constructivist practice with the aim of promoting meaningful learning, the research-action methodology established itself as the basis of the work carried out by the master's student, where the four phases underlying it - observation, planning, action and reflection - were crucial for its guidance. These guidelines were complemented by the supervision cycle, as well as the cooperation between the pedagogical pair and the rest of the educational community, allowing a deeper critical reflection, such as the personal and professional growth of the teacher. The research component, implemented in context, allowed the master to explore the division algorithm through a manipulative material and to explore the phases of Problem Solving. The PES was fundamental in allowing the teacher to contact different contexts and to perceive throughout the practice the various teaching functions, such as obstacles and successes, given the particularities of the students and the context in which they are inserted. Thus, the title of this report, allusive to a popular saying, "It is never late to learn" is highlighted.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSampaio, Elsa Cristina Gomes Coelho Ferreira Neto2019-02-05T14:26:14Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12816TID:202174930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:05.950622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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