Nunca é tarde para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Elsa Cristina Gomes Coelho Ferreira Neto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12816
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O conteúdo deste documento tem como objetivo habilitar a mestranda para a docência nas áreas indicadas, bem como referenciar a ação e respetiva reflexão sobre a ação realizada pela mestranda durante a sua PES, sustentada pelos pressupostos teóricos e legais que suportam a habilitação para a docência. Guiada numa prática construtivista com o intuito de promover aprendizagens significativas, a metodologia investigação-ação estabeleceu-se como a base do trabalho realizado pela mestranda, onde as quatro fases subjacentes a esta - observação, planificação, ação e reflexão- foram cruciais para a sua orientação. Estas diretrizes complementaram-se com o ciclo da supervisão, tal como a cooperação entre o par pedagógico e restante comunidade educativa, permitindo uma reflexão crítica mais profunda, tal como o crescimento pessoal e profissional da mestranda. A componente investigativa, implementada em contexto, permitiu à mestranda explorar o algoritmo da divisão através de um material manipulável e explorar as fases da Resolução de Problemas. A PES tornou-se fundamental ao permitir à mestranda contactar com diferentes contextos e percecionar ao longo da sua prática as diversas funções docentes, tal como obstáculos e sucessos, face às particularidades dos alunos e do contexto em que se inserem. Assim, realce-se o título deste relatório, alusivo a um dito popular, “Nunca é tarde para aprender”.
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