O marketing social aplicado à criação do conceito de responsabilidade social nas empresas, no âmbito do CLDS de Alcobaça - Nazaré
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4341 |
Resumo: | Esta Tese pretende demonstrar qual a abordagem utilizada na aplicação das técnicas de Marketing Social a um projecto real inserido no âmbito do programa comunitário executado por via dos Contratos Locais de Desenvolvimento Regional. O problema fulcral que esta tese pretende resolver corresponde à ineficácia no chamamento das empresas a aderirem aos programas sociais de desenvolvimento, sobretudo numa altura de contenção económica em que o seu enfoque está mais orientado para a sua própria sobrevivência. Mais concretamente, a problemática consiste em ultrapassar a dificuldade verificada na difusão do conceito de Responsabilidade Social nas organizações. Geograficamente este trabalho está limitado ao projecto Inter-concelhia que inclui apenas os concelhos da Nazaré e de Alcobaça, remetendo os seus resultados a uma realidade empresarial relacionada apenas com as regiões em questão. Esta Tese visa a aplicação directa do conceito de Marketing Social na abordagem às organizações, tendo como “pano de fundo” um projecto real, e um interveniente real. No final deste trabalho devemos concluir que “Vender” ideias sobre novos comportamentos e alterar consciências nas empresas não é o mesmo que vender produtos ou serviços, mas no essencial o Marketing pode funcionar em pleno, passando o conceito fundamental a designar-se por Marketing Social. |
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O marketing social aplicado à criação do conceito de responsabilidade social nas empresas, no âmbito do CLDS de Alcobaça - NazaréMarketing socialResponsabilidade social das empresasÉtica empresarialContratos locais de desenvolvimento socialSocial marketingCorporate social responsibilityBusiness ethicsLocal contracts for social developmentEsta Tese pretende demonstrar qual a abordagem utilizada na aplicação das técnicas de Marketing Social a um projecto real inserido no âmbito do programa comunitário executado por via dos Contratos Locais de Desenvolvimento Regional. O problema fulcral que esta tese pretende resolver corresponde à ineficácia no chamamento das empresas a aderirem aos programas sociais de desenvolvimento, sobretudo numa altura de contenção económica em que o seu enfoque está mais orientado para a sua própria sobrevivência. Mais concretamente, a problemática consiste em ultrapassar a dificuldade verificada na difusão do conceito de Responsabilidade Social nas organizações. Geograficamente este trabalho está limitado ao projecto Inter-concelhia que inclui apenas os concelhos da Nazaré e de Alcobaça, remetendo os seus resultados a uma realidade empresarial relacionada apenas com as regiões em questão. Esta Tese visa a aplicação directa do conceito de Marketing Social na abordagem às organizações, tendo como “pano de fundo” um projecto real, e um interveniente real. No final deste trabalho devemos concluir que “Vender” ideias sobre novos comportamentos e alterar consciências nas empresas não é o mesmo que vender produtos ou serviços, mas no essencial o Marketing pode funcionar em pleno, passando o conceito fundamental a designar-se por Marketing Social.This project aims to demonstrate what is the approach used in the application of social marketing techniques to a real project inserted within the community program run by the Local Contracts for Regional Development. The core problem that this thesis intends to address in the call corresponds to the ineffectiveness of the companies to adhere to the development of social programs, especially at a time of economic restraint that their focus is more turned to their own survival. More specifically, the problem is to overcome the difficulties experienced in spreading the concept of social responsibility in organizations. Geographically, this work is limited to the project Inter-council that includes only the counties of Nazaré and Alcobaça, sending their results to a business reality relates only to the regions concerned. This thesis proposes the direct application of the concept of social marketing in the approach to organizations, with the "background" of a real project, and a real actor. In the end of this work we must conclude that selling ideas and new behaviors, or modify consciences in the companies is not the same that to selling products or services, but in the essential the Marketing can function in full, passing the basic concept to assign itself for Social Marketing.2013-01-11T09:53:58Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4341porGonçalves, José Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:29.505211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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