O marketing social como ferramenta da responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Susana Dias da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6162
Resumo: O aumento dos problemas sociais e ambientais, e o incentivo à participação das empresas como protagonistas nas mudanças sociais, fazem com que surjam necessidades de soluções eficientes e eficazes para comunicar com estas. As empresas privadas começaram, nas últimas décadas, a sofrer pressões dos consumidores para não só agirem em prol do lucro, no curto prazo, mas também em benefício da sociedade e do meio ambiente a longo prazo. Com isto, as ferramentas de gestão utilizadas na área social, além de serem utilizadas pelo primeiro e terceiro sector, também passaram a ser consideradas por organizações do segundo sector. Alinhado a este contexto, surge a proposta do marketing social que, não deve ser reduzido a uma mera divulgação das ações sociais de uma organização, mas deve ser de agregar valor à marca e à imagem de uma empresa. A sua prática nos dias de hoje surge como ferramenta estratégica, cujo foco é a transformação social. Cada vez mais esta técnica tem vindo a conquistar seu espaço estabelecendo fronteiras e limites teóricos e práticos em relação a estes conflitos sociais, que acabam por esbarrar nos princípios que sustentam o marketing tradicional. Este trabalho descreve um estágio efetuado na Solvay e como é que o marketing social foi uma estratégia viável para responder a um problema real de uma multinacional como a Solvay.
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