Estereótipos de género e liderança no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mécia Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19979
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_6f53f1762eda5f608187613dea2ff7c9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos de género e liderança no ensino superiorGéneroLiderançaEstereótiposEnsino SuperiorInstituto PolitécnicoGenderLeadershipStereotypesHigher EducationPolytechnical InstitutesMestrado em Gestão de Recursos HumanosEste trabalho de mestrado tem como principal objetivo estudar as caraterísticas associadas por mulheres e homens ao desempenho de funções de liderança, interligando essa análise com estereótipos em função do género. Paralelamente, pretende-se avaliar a existência de diferenças de liderança entre homens e mulheres, enquanto docentes do ensino superior, mais concretamente do subsistema politécnico. Foi utilizado o método de análise quantitativo, sendo que para isso se recorreu à elaboração de um questionário, de natureza anónima e confidencial, a ser preenchido pelos/as docentes dos dois Institutos Politécnicos selecionados. Os resultados obtidos revelam que a grande maioria dos/as inquiridos/as associam o foco nos objetivos e na inovação aliada à criatividade como características de uma liderança eficaz. Da mesma forma, os dados expressam que o facto de as mulheres estarem em menor número a liderar as organizações e que isto se deve mormente a questões culturais e à dificuldade de articulação/conciliação da vida profissional com a pessoal e familiar. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre diferentes aspetos relativos à liderança, nomeadamente os diferentes perfis de liderança, e que caraterísticas de liderança são associadas mais a mulheres e a homens. Identicamente, augura-se o estudo da forma como se articula o acesso das mulheres aos lugares e funções de liderança e quais as principais barreiras e estereótipos com que se deparam no decurso da sua carreira.The main objective of this master's thesis is to study the characteristics linked by women and men to the performance of leadership roles, interconnecting that analysis with gender stereotypes. In parallel, it is intended to evaluate the existence of differences of leadership between men and women, as teachers in higher education, more specifically in the polytechnic subsystem The analysis performed was of the quantitative type, and, to for that purpose, a survey of anonymous and confidential nature, to be answered by the higher education teachers of two selected polytechnic institutes, was elaborated. The obtained results suggest that the majority of the inquired individuals associate the focus in the goals and the innovation allied to creativity as being characteristics of efficient leadership. Likewise, the obtained data express the idea of women being represented in leadership roles in a lower number due, mainly, to cultural aspects and to the difficulty of articulation/conciliation of the professional with the familiar life. The present study aimed to favour the knowledge about different aspects related to leadership, mainly the distinct leadership profiles, the dichotomy associated with those profiles in the function of the gender and the leadership characteristics that are mainly identified with a given gender. Similarly, it is of great importance the issue of how the access of women to leadership roles is approached and which are the main barriers and stereotypes that individuals of female sex are going to encounter in the course of their professional life.Instituto Superior de Economia e GestãoCasaca, Sara FalcãoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Mécia Ramos2020-03-27T19:20:30Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19979porGonçalves, Mécia Ramos (2019). "Estereótipos de género e liderança no ensino superior", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:48.575724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos de género e liderança no ensino superior
title Estereótipos de género e liderança no ensino superior
spellingShingle Estereótipos de género e liderança no ensino superior
Gonçalves, Mécia Ramos
Género
Liderança
Estereótipos
Ensino Superior
Instituto Politécnico
Gender
Leadership
Stereotypes
Higher Education
Polytechnical Institutes
title_short Estereótipos de género e liderança no ensino superior
title_full Estereótipos de género e liderança no ensino superior
title_fullStr Estereótipos de género e liderança no ensino superior
title_full_unstemmed Estereótipos de género e liderança no ensino superior
title_sort Estereótipos de género e liderança no ensino superior
author Gonçalves, Mécia Ramos
author_facet Gonçalves, Mécia Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casaca, Sara Falcão
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mécia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Liderança
Estereótipos
Ensino Superior
Instituto Politécnico
Gender
Leadership
Stereotypes
Higher Education
Polytechnical Institutes
topic Género
Liderança
Estereótipos
Ensino Superior
Instituto Politécnico
Gender
Leadership
Stereotypes
Higher Education
Polytechnical Institutes
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-03-27T19:20:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19979
url http://hdl.handle.net/10400.5/19979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Mécia Ramos (2019). "Estereótipos de género e liderança no ensino superior", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131140337958912