Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30505 |
Resumo: | O racismo é um fenómeno transversal às sociedades e instituições sociais. A escola é uma instituição onde desde cedo as reproduções do racismo são sentidas pelas crianças e jovens afrodescendentes, sendo o professor, dentro da escola, um dos elementos mais significativos para os alunos e que mais impacta o seu processo de aprendizagem. Em Portugal, devido aos antecedentes históricos da comunidade negra, os professores, tal como todos os indivíduos na sociedade, podem carregar estereótipos e preconceitos relativamente aos alunos afrodescendentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma as atitudes face aos alunos afrodescendentes se relacionam com as atitudes face à diversidade racial na escola, por meio da autoeficácia para a diversidade. Pretendeu-se ainda perceber qual o papel da ideologia Colorblind e dos valores da escola nestas relações. Através de um questionário online, obteve-se uma amostra de 125 professores portugueses brancos (de origem Europeia). Os resultados demonstram que as atitudes face aos alunos afrodescendentes estão positivamente relacionadas com as atitudes face à diversidade racial e que essa relação é mediada pela autoeficácia para a diversidade. Verificou-se também que o valor Suporte (vs. Performance) modera a relação entre as atitudes face aos alunos afrodescendentes e a autoeficácia para a diversidade. Este estudo salienta a importância das atitudes dos professores no desempenho académico dos alunos afrodescendentes. |
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Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escolaRacismo -- RacismEducação -- EducationAtitudes dos professores face a alunos afrodescendentesAtitudes face à diversidade racialAutoeficácia para a diversidadeValores da escolaTeachers' attitudes towards afro-descendant studentsTeacher’s attitudes towards racial diversitySelf-efficacy for diversitySchool valuesO racismo é um fenómeno transversal às sociedades e instituições sociais. A escola é uma instituição onde desde cedo as reproduções do racismo são sentidas pelas crianças e jovens afrodescendentes, sendo o professor, dentro da escola, um dos elementos mais significativos para os alunos e que mais impacta o seu processo de aprendizagem. Em Portugal, devido aos antecedentes históricos da comunidade negra, os professores, tal como todos os indivíduos na sociedade, podem carregar estereótipos e preconceitos relativamente aos alunos afrodescendentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma as atitudes face aos alunos afrodescendentes se relacionam com as atitudes face à diversidade racial na escola, por meio da autoeficácia para a diversidade. Pretendeu-se ainda perceber qual o papel da ideologia Colorblind e dos valores da escola nestas relações. Através de um questionário online, obteve-se uma amostra de 125 professores portugueses brancos (de origem Europeia). Os resultados demonstram que as atitudes face aos alunos afrodescendentes estão positivamente relacionadas com as atitudes face à diversidade racial e que essa relação é mediada pela autoeficácia para a diversidade. Verificou-se também que o valor Suporte (vs. Performance) modera a relação entre as atitudes face aos alunos afrodescendentes e a autoeficácia para a diversidade. Este estudo salienta a importância das atitudes dos professores no desempenho académico dos alunos afrodescendentes.Racism is a phenomenon that permeates societies and social institutions. Schools are institutions where, from an early age, manifestations of racism are felt by afro-descendant children and youth. Within the school environment, teachers play a significant role for students and have a major impact on their learning process. In Portugal, due to the historical backgrounds of the Black community, teachers, like all individuals in society, may carry stereotypes and prejudices regarding afro-descendant students Therefore, the present study aimed to investigate how attitudes toward afro-descendant students relate to attitudes toward racial diversity within the school, through self-efficacy for diversity. Additionally, it sought to understand the role of Colorblind ideology and school values in these relationships. Through an online questionnaire, a sample of 125 white Portuguese teachers (of European origin) was obtained. The results demonstrate that attitudes toward afro-descendant students are positively related to attitudes toward racial diversity, and this relationship is mediated by self-efficacy for diversity. It was also found that the value of Support (vs. Performance) moderates the relationship between attitudes toward Afro-descendant students and self-efficacy for diversity. This study underscores the importance of teachers' attitudes in the academic performance of Afro-descendant students.2024-01-22T13:22:07Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-152023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30505TID:203440757porMartins, Catarina Candeiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:19:10Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:11.026274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O racismo é um fenómeno transversal às sociedades e instituições sociais. A escola é uma instituição onde desde cedo as reproduções do racismo são sentidas pelas crianças e jovens afrodescendentes, sendo o professor, dentro da escola, um dos elementos mais significativos para os alunos e que mais impacta o seu processo de aprendizagem. Em Portugal, devido aos antecedentes históricos da comunidade negra, os professores, tal como todos os indivíduos na sociedade, podem carregar estereótipos e preconceitos relativamente aos alunos afrodescendentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma as atitudes face aos alunos afrodescendentes se relacionam com as atitudes face à diversidade racial na escola, por meio da autoeficácia para a diversidade. Pretendeu-se ainda perceber qual o papel da ideologia Colorblind e dos valores da escola nestas relações. Através de um questionário online, obteve-se uma amostra de 125 professores portugueses brancos (de origem Europeia). Os resultados demonstram que as atitudes face aos alunos afrodescendentes estão positivamente relacionadas com as atitudes face à diversidade racial e que essa relação é mediada pela autoeficácia para a diversidade. Verificou-se também que o valor Suporte (vs. Performance) modera a relação entre as atitudes face aos alunos afrodescendentes e a autoeficácia para a diversidade. Este estudo salienta a importância das atitudes dos professores no desempenho académico dos alunos afrodescendentes. |
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