Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González-Pienda, Júlio A.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Núñez Perez, José Carlos, Solano Pizarro, Paula, Rosário, Pedro, Mourão, Rosa, Soares, Serafim, Silva, Elza, Valle, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11898
Resumo: O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa.
id RCAP_d81e435ada8b285ad0ee0c2d1823e275
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo EspanholAtitude face à MatemáticaMotivação e aprendizagemSucesso escolarAttitudes towards MathematicsMotivation and learningSchool successO estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa.The interest of studying the relation between learning mathematics and students attitudes towards this school subject has been growing along with the increasing failure of students in this school area. Success in Maths is a great challenge to almost every educational systems not only because maths is said to be one of the most important school subjects in the curriculum but also because of the structuring contribution of this subject in the development of cognitive knowledge and the instrumental role of most Maths knowledge in adult life. This study, part of a multicultural research involving the educational systems in three different countries (Brazil, Spain and Portugal), gives evidence to the differences in attitudes towards Maths according to school year in the Spanish educational context. Data, corroborated by literature in the area, suggest that as the students proceed compulsory education their attitude towards Maths becomes more and more negative along the years.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoGonzález-Pienda, Júlio A.Núñez Perez, José CarlosSolano Pizarro, PaulaRosário, PedroMourão, RosaSoares, SerafimSilva, ElzaValle, Antonio2007-022007-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11898por"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (Fev. 2007) 151-160.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:05.524405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
title Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
spellingShingle Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
González-Pienda, Júlio A.
Atitude face à Matemática
Motivação e aprendizagem
Sucesso escolar
Attitudes towards Mathematics
Motivation and learning
School success
title_short Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
title_full Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
title_fullStr Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
title_full_unstemmed Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
title_sort Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
author González-Pienda, Júlio A.
author_facet González-Pienda, Júlio A.
Núñez Perez, José Carlos
Solano Pizarro, Paula
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Silva, Elza
Valle, Antonio
author_role author
author2 Núñez Perez, José Carlos
Solano Pizarro, Paula
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Silva, Elza
Valle, Antonio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv González-Pienda, Júlio A.
Núñez Perez, José Carlos
Solano Pizarro, Paula
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Silva, Elza
Valle, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude face à Matemática
Motivação e aprendizagem
Sucesso escolar
Attitudes towards Mathematics
Motivation and learning
School success
topic Atitude face à Matemática
Motivação e aprendizagem
Sucesso escolar
Attitudes towards Mathematics
Motivation and learning
School success
description O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02
2007-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/11898
url https://hdl.handle.net/1822/11898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (Fev. 2007) 151-160.
0873-4976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132635716386816