Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/11898 |
Resumo: | O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa. |
id |
RCAP_d81e435ada8b285ad0ee0c2d1823e275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo EspanholAtitude face à MatemáticaMotivação e aprendizagemSucesso escolarAttitudes towards MathematicsMotivation and learningSchool successO estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa.The interest of studying the relation between learning mathematics and students attitudes towards this school subject has been growing along with the increasing failure of students in this school area. Success in Maths is a great challenge to almost every educational systems not only because maths is said to be one of the most important school subjects in the curriculum but also because of the structuring contribution of this subject in the development of cognitive knowledge and the instrumental role of most Maths knowledge in adult life. This study, part of a multicultural research involving the educational systems in three different countries (Brazil, Spain and Portugal), gives evidence to the differences in attitudes towards Maths according to school year in the Spanish educational context. Data, corroborated by literature in the area, suggest that as the students proceed compulsory education their attitude towards Maths becomes more and more negative along the years.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoGonzález-Pienda, Júlio A.Núñez Perez, José CarlosSolano Pizarro, PaulaRosário, PedroMourão, RosaSoares, SerafimSilva, ElzaValle, Antonio2007-022007-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11898por"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (Fev. 2007) 151-160.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:05.524405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
title |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
spellingShingle |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol González-Pienda, Júlio A. Atitude face à Matemática Motivação e aprendizagem Sucesso escolar Attitudes towards Mathematics Motivation and learning School success |
title_short |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
title_full |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
title_fullStr |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
title_full_unstemmed |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
title_sort |
Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol |
author |
González-Pienda, Júlio A. |
author_facet |
González-Pienda, Júlio A. Núñez Perez, José Carlos Solano Pizarro, Paula Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Silva, Elza Valle, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Núñez Perez, José Carlos Solano Pizarro, Paula Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Silva, Elza Valle, Antonio |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González-Pienda, Júlio A. Núñez Perez, José Carlos Solano Pizarro, Paula Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Silva, Elza Valle, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude face à Matemática Motivação e aprendizagem Sucesso escolar Attitudes towards Mathematics Motivation and learning School success |
topic |
Atitude face à Matemática Motivação e aprendizagem Sucesso escolar Attitudes towards Mathematics Motivation and learning School success |
description |
O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02 2007-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/11898 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/11898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (Fev. 2007) 151-160. 0873-4976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132635716386816 |