Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14417
Resumo: O presente relatório descreve todos os processos de realização do Estágio Pedagógico em Educação Física, na Escola Secundária Braamcamp Freire, em Odivelas. Na área de Lecionação, foi-me atribuída uma turma de décimo segundo ano e o ensino foi organizado em quatro etapas, numa lógica sequencial, que permitiu o progresso das aprendizagens dos alunos, tendo sido aplicado o regime de opções. O projeto de lecionação, proporcionou a redução dos comportamentos desviantes durante as aulas, através da identificação e registo das tarefas em que os alunos mais se envolviam na aprendizagem. Por fim, na semana de Professor a Tempo Inteiro, foi possível tomar contacto com diferentes realidades de ensino, partilhar conhecimentos e práticas com os outros professores. Na área de Direção de Turma, foi realizado o acompanhamento das funções do Diretor de Turma, tendo o projeto desenvolvido, contribuído para o aprofundamento do conhecimento pessoal entre os alunos, bem como para a promoção do relacionamento interpessoal. Nesta área, foi igualmente desenvolvida a Saída de Campo, em que foi proporcionada aos alunos o contacto e experiência de realização de diversas atividades de exploração da natureza, contando com a cooperação interdisciplinar para organização das atividades. Na área do Desporto Escolar, foi-me atribuído o núcleo de andebol masculino, tendo à semelhança da lecionação, sido organizado o processo de treino, em quatro etapas, contribuindo para a melhoria do nível de jogo dos alunos. No projeto desenvolvido, procurou se promover a participação dos pais na vida desportiva dos filhos e a sua presença nos jogos, tendo para tal sido criado um panfleto sobre o tema e organizado convívios para fomento da relação entre os alunos, os pais e os professores. Na área do Seminário, que teve como tema «A Organização escolar para dar resposta às necessidades dos alunos com necessidades de saúde especiais e promover a sua inclusão, nas aulas de Educação Física», foram aplicadas entrevistas a dozes professores, em quatro escolas de estágio e a dois professores universitários especialistas no tema. Os resultados foram posteriormente comparados com a literatura existente e com base nas conclusões, realizada uma proposta de organização e de atuação para o grupo de Educação Física, da Escola Secundária Braamcamp Freire. Palavras-chave: EF, comportamentos desviantes, participação familiar, Inclusão
id RCAP_0a680e43b4031efa466a8e0ddb9ea2d0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – PontinhaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICACOMPORTAMENTO DESVIANTEINCLUSÃO DESPORTIVASPORTPHYSICAL EDUCATIONDEVIANT BEHAVIOURSPORT INCLUSIONO presente relatório descreve todos os processos de realização do Estágio Pedagógico em Educação Física, na Escola Secundária Braamcamp Freire, em Odivelas. Na área de Lecionação, foi-me atribuída uma turma de décimo segundo ano e o ensino foi organizado em quatro etapas, numa lógica sequencial, que permitiu o progresso das aprendizagens dos alunos, tendo sido aplicado o regime de opções. O projeto de lecionação, proporcionou a redução dos comportamentos desviantes durante as aulas, através da identificação e registo das tarefas em que os alunos mais se envolviam na aprendizagem. Por fim, na semana de Professor a Tempo Inteiro, foi possível tomar contacto com diferentes realidades de ensino, partilhar conhecimentos e práticas com os outros professores. Na área de Direção de Turma, foi realizado o acompanhamento das funções do Diretor de Turma, tendo o projeto desenvolvido, contribuído para o aprofundamento do conhecimento pessoal entre os alunos, bem como para a promoção do relacionamento interpessoal. Nesta área, foi igualmente desenvolvida a Saída de Campo, em que foi proporcionada aos alunos o contacto e experiência de realização de diversas atividades de exploração da natureza, contando com a cooperação interdisciplinar para organização das atividades. Na área do Desporto Escolar, foi-me atribuído o núcleo de andebol masculino, tendo à semelhança da lecionação, sido organizado o processo de treino, em quatro etapas, contribuindo para a melhoria do nível de jogo dos alunos. No projeto desenvolvido, procurou se promover a participação dos pais na vida desportiva dos filhos e a sua presença nos jogos, tendo para tal sido criado um panfleto sobre o tema e organizado convívios para fomento da relação entre os alunos, os pais e os professores. Na área do Seminário, que teve como tema «A Organização escolar para dar resposta às necessidades dos alunos com necessidades de saúde especiais e promover a sua inclusão, nas aulas de Educação Física», foram aplicadas entrevistas a dozes professores, em quatro escolas de estágio e a dois professores universitários especialistas no tema. Os resultados foram posteriormente comparados com a literatura existente e com base nas conclusões, realizada uma proposta de organização e de atuação para o grupo de Educação Física, da Escola Secundária Braamcamp Freire. Palavras-chave: EF, comportamentos desviantes, participação familiar, InclusãoThis report describes all the processes involved in carrying out the Pedagogical Internship in Physical Education at Braamcamp Freire Secondary School, in Odivelas. In the Teaching area, I was assigned a twelfth grade class and the teaching was organized in four stages, in a sequential logic, which allowed the progress of the students' learning, having applied the regime of options. The teaching project provides for the reduction of deviant behaviors during classes, through the identification and registration of tasks in which students are most involved in learning. Finally, in the Full-Time Teacher week, it was possible to get in touch with different teaching realities and promote the sharing of knowledge and practices with other teachers. In the area of Class Management, monitoring of all functions of the Class Director was carried out, having the project developed, contributing to the deepening of personal knowledge among students, as well as to the promotion of interpersonal relationships. In this area, the Field Trip was also developed, in which students were provided with contact and experience in carrying out various nature exploration activities, relying on interdisciplinary cooperation to organize activities. In the area of School Sports, I was assigned the boys handball nucleus, and similarly to teaching, the training process was organized in four stages, contributing to the improvement of the students' game level. In the developed project, an attempt was made to promote the participation of parents in their children's sports life and their presence in the games, for which a pamphlet was created on the subject and social gatherings were organized to foster the relationship between students, parents and teachers. In the area of the Seminar, whose theme was «School Organization to respond to the needs of students with special health needs and promote their inclusion in Physical Education classes», interviews were applied to twelve teachers, in four training schools and two university professors who are specialists in the subject. The results were later compared with the existing literature and based on the conclusions, an organization and action proposal were made for the Physical Education group, at Escola Secundária Braamcamp Freire. Keywords: Physical Education, deviant behaviors, family participation, inclusion.2024-01-05T19:06:53Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14417TID:203442563porLaranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguénsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:35:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.507875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
title Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO DESVIANTE
INCLUSÃO DESPORTIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
DEVIANT BEHAVIOUR
SPORT INCLUSION
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
author Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns
author_facet Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO DESVIANTE
INCLUSÃO DESPORTIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
DEVIANT BEHAVIOUR
SPORT INCLUSION
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO DESVIANTE
INCLUSÃO DESPORTIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
DEVIANT BEHAVIOUR
SPORT INCLUSION
description O presente relatório descreve todos os processos de realização do Estágio Pedagógico em Educação Física, na Escola Secundária Braamcamp Freire, em Odivelas. Na área de Lecionação, foi-me atribuída uma turma de décimo segundo ano e o ensino foi organizado em quatro etapas, numa lógica sequencial, que permitiu o progresso das aprendizagens dos alunos, tendo sido aplicado o regime de opções. O projeto de lecionação, proporcionou a redução dos comportamentos desviantes durante as aulas, através da identificação e registo das tarefas em que os alunos mais se envolviam na aprendizagem. Por fim, na semana de Professor a Tempo Inteiro, foi possível tomar contacto com diferentes realidades de ensino, partilhar conhecimentos e práticas com os outros professores. Na área de Direção de Turma, foi realizado o acompanhamento das funções do Diretor de Turma, tendo o projeto desenvolvido, contribuído para o aprofundamento do conhecimento pessoal entre os alunos, bem como para a promoção do relacionamento interpessoal. Nesta área, foi igualmente desenvolvida a Saída de Campo, em que foi proporcionada aos alunos o contacto e experiência de realização de diversas atividades de exploração da natureza, contando com a cooperação interdisciplinar para organização das atividades. Na área do Desporto Escolar, foi-me atribuído o núcleo de andebol masculino, tendo à semelhança da lecionação, sido organizado o processo de treino, em quatro etapas, contribuindo para a melhoria do nível de jogo dos alunos. No projeto desenvolvido, procurou se promover a participação dos pais na vida desportiva dos filhos e a sua presença nos jogos, tendo para tal sido criado um panfleto sobre o tema e organizado convívios para fomento da relação entre os alunos, os pais e os professores. Na área do Seminário, que teve como tema «A Organização escolar para dar resposta às necessidades dos alunos com necessidades de saúde especiais e promover a sua inclusão, nas aulas de Educação Física», foram aplicadas entrevistas a dozes professores, em quatro escolas de estágio e a dois professores universitários especialistas no tema. Os resultados foram posteriormente comparados com a literatura existente e com base nas conclusões, realizada uma proposta de organização e de atuação para o grupo de Educação Física, da Escola Secundária Braamcamp Freire. Palavras-chave: EF, comportamentos desviantes, participação familiar, Inclusão
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-01-05T19:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14417
TID:203442563
url http://hdl.handle.net/10437/14417
identifier_str_mv TID:203442563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836294017024