O pensamento do professor na fase interactiva do ensino: Meta-reflexões, dos professores aos investigadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.598 |
Resumo: | This article reflects on and analyzes a research made in the context of teacher thinking paradigm. The major goals of this study were the description, understanding and explanation of some significative variables in teachers’ interactive thoughts domain – what, how and why teachers think while interacting with students in the classroom. Therefore, ten indepth case-studies were made, using qualitative methodologies, namely stimulated recall techniques. Finally, the article tries to clarify the meaning of the results and the implications for teacher education. |
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O pensamento do professor na fase interactiva do ensino: Meta-reflexões, dos professores aos investigadores-This article reflects on and analyzes a research made in the context of teacher thinking paradigm. The major goals of this study were the description, understanding and explanation of some significative variables in teachers’ interactive thoughts domain – what, how and why teachers think while interacting with students in the classroom. Therefore, ten indepth case-studies were made, using qualitative methodologies, namely stimulated recall techniques. Finally, the article tries to clarify the meaning of the results and the implications for teacher education.Neste artigo pretende-se reflectir sobre uma investigação levada a cabo no quadro do paradigma do pensamento do professor e que teve por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. A investigação realizada baseou-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos – dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário – e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica. No final do artigo procurar-se-á reflectir sobre o significado dos resultados obtido e sobre algumas das suas implicações.Associação Portuguesa de Psicologia1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.598https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.598PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 139-147PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 139-1472183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/598https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/598/343Pinto, Alexandra Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:38Zoai:oai.appsicologia.org:article/598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:22.962326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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