A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14388
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_6f79881082e4b73b53c8b9423641a1b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do MeioEducação ambientalLiteratura para a InfânciaEstudo do MeioInterdisciplinaridadeEnvironmental educationLiterature for childrenEnvironmental studiesInterdisciplinarityRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História de Geografia de Portugal no 2.º CEB. Encontra-se dividido em duas partes: (i) descrição e análise crítica da prática pedagógica realizada no 1.º CEB e no 2.º CEB; e (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo desenvolvido com uma turma de 1.º ano do 1.º CEB. Vários estudos realizados têm apontado para a pertinência da Literatura Infantil enquanto instrumento vantajoso para a construção de aprendizagens. É nesta linha de raciocínio que surge o estudo do presente relatório intitulado A Literatura para a Infância como promotora das aprendizagens de estudo do meio. Este pretendia apresentar e explorar obras infantis que abordassem conceitos ambientais e ecológicos, com vista a proporcionar uma integração entre as áreas de Língua e Ciências e promover atitudes de preservação do meio ambiente. Para a concretização desta Investigação-Ação, foi aplicada uma entrevista antes da intervenção, para compreender as conceções dos alunos sobre a literatura infantil, bem como um questionário antes e depois da implementação do estudo, possibilitando recolher dados relevantes sobre as aprendizagens adquiridas durante a intervenção, que foram posteriormente analisados, de forma a dar respostas às questões de investigação que delinearam todo o processo de ação. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem de conteúdos de Estudo do Meio no 1.º Ciclo através de Literatura para a Infância se apresenta como uma estratégia benéfica para a construção de conhecimentos nesta área disciplinar. Através dessa ação pedagógica, os alunos tiveram a possibilidade de construir conhecimentos sobre os conceitos da área de Educação Ambiental, com vista à promoção de atitudes responsáveis e conscientes com vista à conservação do meio ambiente.ABSTRACT This report was written as part of the Supervised Teaching Practice II course, which is part of the Masters in Teaching in the1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It is divided into two parts: (i) description and critical analysis of the pedagogical practice carried out in the 1st and 2nd CEB; and (ii) presentation and development of the study carried out with a 1st grade class of the 1st CEB. Several studies have pointed to the relevance of Children's Literature as an advantageous instrument for the construction of learning. This is the reasoning behind this report entitled Children's Literature as a promoter of environmental studies learning. It aimed to present and explore children's books that addressed environmental and ecological concepts, to provide integration between the areas of Language and Science and promote attitudes of environmental preservation. To carry out this Action Research, an interview was applied to understand the students' conceptions about children's literature, as well as a questionnaire was implemented in a moment before the implementation of the study, as well as at the end of it, which made it possible to collect relevant data on the learning acquired by students that were later analyzed to provide answers to the research questions that outlined the entire action process. The results of the implementation showed that the approach to Environmental Studies content in the 1st grade through Literature for Children is a beneficial strategy for the construction of knowledge in this subject area. Through this pedagogical action, students had the opportunity to build knowledge about the concepts of Environmental Education, intending to promote responsible and conscious attitudes towards environmental conservation.Gonçalves, CarolinaAlmeida, AntónioRCIPLMagalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira2022-03-07T14:34:46Z2021-07-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14388TID:202938000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:12.245093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
title A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
spellingShingle A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
Magalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira
Educação ambiental
Literatura para a Infância
Estudo do Meio
Interdisciplinaridade
Environmental education
Literature for children
Environmental studies
Interdisciplinarity
title_short A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
title_full A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
title_fullStr A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
title_full_unstemmed A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
title_sort A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de Estudo do Meio
author Magalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira
author_facet Magalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Abigail Ariana Lourenço Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Literatura para a Infância
Estudo do Meio
Interdisciplinaridade
Environmental education
Literature for children
Environmental studies
Interdisciplinarity
topic Educação ambiental
Literatura para a Infância
Estudo do Meio
Interdisciplinaridade
Environmental education
Literature for children
Environmental studies
Interdisciplinarity
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2021-07-14T00:00:00Z
2022-03-07T14:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14388
TID:202938000
url http://hdl.handle.net/10400.21/14388
identifier_str_mv TID:202938000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493826945024