O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Ana Margarida Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8380
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6f7df433c96f8e000577c80e8b722f69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolarEducadorCapacidadeResiliênciaAdversidade.Kindergarten teacherCapacityResilienceAdversityRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada – Módulo II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, constitui a descrição da prática realizada, em contexto socioeducativo, na qual se identificou uma problemática estudada, trabalhada e inspirada na dimensão de investigação-ação: O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar. Para a elaboração da investigação, foi necessário reunir a revisão da literatura pertinente sobre o tema e, posteriormente, analisar as intenções e estratégias implementadas, de forma a compreender a evidência, ou não, da promoção da capacidade de resiliência ao longo da PPS II. Nesta, evidenciou-se o respeito, tanto pela equipa educativa como pelo grupo de crianças e suas respetivas famílias, ao não pretender realizar julgamentos nos demais comportamentos observados. É importante salientar, que este processo é continuo e como tal, apesar de a minha investigação ter terminado, é uma certeza absoluta que com a continuidade da mesma iria obter resultados mais ricos. Em síntese, o seguinte relatório reflete o percurso prático e investigativo durante a Prática Profissional Supervisionada, uma mais valia para a construção da minha identidade profissional.ABSTRACT The present report, from the Supervised Professional Practice lecture - Module II, of the master’s degree in Pre-School Education, is the description of the action carried out, in a socio-educational environment, in which the problem was studied, worked out and Inspired by the action-research dimension: “The role of the kindergarten teacher by promoting resilience in pre-school children.” In order to elaborate my research, I had to collect relevant data on the subject and study the intentions and strategies implemented, in order to fully comprehend the evidences, if they’re found, of the promotion of resilience capacity throughout the PPS II. In this case, the respect was remarkable, both from the educational team and from the group of children and their respective families, by not make any judgments in all the observed behaviors. It is important to point out that this process is continuous and as such, even though my research has ended, it is an absolute certainty that with the continuity of this project I would get a better result. In summary, the following report reflects the practical and investigative way I take during a Supervised Professional Practice, an valuable asset for building my professional identity.Rosa, ManuelaRCIPLFialho, Ana Margarida Nunes2018-04-09T11:07:30Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8380TID:201823756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.249617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
title O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
spellingShingle O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
Fialho, Ana Margarida Nunes
Educador
Capacidade
Resiliência
Adversidade.
Kindergarten teacher
Capacity
Resilience
Adversity
title_short O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
title_full O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
title_fullStr O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
title_sort O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar
author Fialho, Ana Margarida Nunes
author_facet Fialho, Ana Margarida Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Ana Margarida Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educador
Capacidade
Resiliência
Adversidade.
Kindergarten teacher
Capacity
Resilience
Adversity
topic Educador
Capacidade
Resiliência
Adversidade.
Kindergarten teacher
Capacity
Resilience
Adversity
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-04-09T11:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8380
TID:201823756
url http://hdl.handle.net/10400.21/8380
identifier_str_mv TID:201823756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433158434816