A resiliência como processo dinâmico: o papel do professor como mecanismo de transformação na política social da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Monica de Souza Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6733
Resumo: Esta pesquisa visa analisar a resiliência como processo dinâmico, bem como o papel do professor como mecanismo de transformação na política social da educação. Busca entender como esses profissionais da educação promovem a resiliência para si, bem como para seus alunos. Da mesma forma procura captar os significados da resiliência, para que serve, e como desenvolver essa capacidade. Para tanto, explicita-se o conceito da mesma no papel do professor da escola pública, verificando quais são os elementos que caracterizam este processo. Busca entender a posição dos educadores no desenvolvimento de suas posturas resilientes, visto que, a resiliência se articula a educação escolar pelo importante fato de ser a escola um espaço que promover a mesma. Têm-se como problema de pesquisa sociológica as seguintes formulações: como os educadores podem ser usados como mecanismo de transformação positiva da realidade dos alunos, promovendo a resiliência, bem como o desenvolvimento humano e cultural dos mesmos? Como usar a resiliência a seu favor? A primeira hipótese: a resiliência é uma capacidade de superação que depende de variáveis externas e internas (subjetivas) como: motivação, adaptação, ideologia, equilíbrio emocional, autoestima, salários dentre outras. A segunda hipótese: os docentes que promovem a resiliência são incentivadores na participação dos alunos da escola publica nos programas e projetos que promovam o desenvolvimento humano e cultural dos mesmos
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