Autoeficácia docente, atitudes inclusivas e alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10936 |
Resumo: | O desempenho do professor é fator imprescindível para a efetiva implantação da escola inclusiva. Por isso, é necessário que os professores se julguem capazes de ensinar alunos com deficiência em sala de aula comum. Deste modo, a autoeficácia docente é fundamental no sucesso da educação inclusiva, bem como as atitudes docentes que devem ser positivas em relação a inclusão. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender as correlações existentes entre o nível de autoeficácia docente e as atitudes inclusivas e investigar como estes dois constructos se comportam quanto as variáveis sociodemográficas, profissionais e trabalhistas. Este estudo foi desenvolvido em dez escolas públicas do ensino regular, localizadas no município de Piancó-Paraíba. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa e de cariz exploratório. Participaram deste estudo cento e sessenta e sete professores que atuam nessas escolas, respondendo a um questionário e mais três instrumentos: o Questionário Sociodemográfico, profissional e trabalhista; a escala “The Teacher Efficacy for Inclusive Practices” (TEIP), a escala “Teacher Efficacy Scale” (TES) e “Crenças, Atitudes e Práticas Inclusivas”. Os dados coletados foram interpretados e analisados, com o programa em SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conclui-se que os professores pesquisados se mostraram sensíveis e favoráveis a assumirem atitudes inclusivas, com o objetivo de contribuirem com o processo de aprendizagem do aluno. Os resultados mostraram que os professores apresentaram um nível elevado de autoeficácia docente. Constatou-se ainda existir uma correlação positiva entre a autoeficácia docente e a disposição dos professores em assumirem práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula. Percebeu-se também, que professores que apresentam atitudes inclusivas tendenciam a adotarem comportamentos inclusivos. Infere-se ainda dentro dos resultados, que quanto maior o número de idade do docente, maior sua autoeficácia e maior a sua tendência em aplicar práticas inclusivas. |
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Autoeficácia docente, atitudes inclusivas e alunos com deficiênciaAutoeficácia docenteAtitudes inclusivasAluno com deficiênciaTeaching self-efficacyInclusive attitudesDisabled studentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO desempenho do professor é fator imprescindível para a efetiva implantação da escola inclusiva. Por isso, é necessário que os professores se julguem capazes de ensinar alunos com deficiência em sala de aula comum. Deste modo, a autoeficácia docente é fundamental no sucesso da educação inclusiva, bem como as atitudes docentes que devem ser positivas em relação a inclusão. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender as correlações existentes entre o nível de autoeficácia docente e as atitudes inclusivas e investigar como estes dois constructos se comportam quanto as variáveis sociodemográficas, profissionais e trabalhistas. Este estudo foi desenvolvido em dez escolas públicas do ensino regular, localizadas no município de Piancó-Paraíba. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa e de cariz exploratório. Participaram deste estudo cento e sessenta e sete professores que atuam nessas escolas, respondendo a um questionário e mais três instrumentos: o Questionário Sociodemográfico, profissional e trabalhista; a escala “The Teacher Efficacy for Inclusive Practices” (TEIP), a escala “Teacher Efficacy Scale” (TES) e “Crenças, Atitudes e Práticas Inclusivas”. Os dados coletados foram interpretados e analisados, com o programa em SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conclui-se que os professores pesquisados se mostraram sensíveis e favoráveis a assumirem atitudes inclusivas, com o objetivo de contribuirem com o processo de aprendizagem do aluno. Os resultados mostraram que os professores apresentaram um nível elevado de autoeficácia docente. Constatou-se ainda existir uma correlação positiva entre a autoeficácia docente e a disposição dos professores em assumirem práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula. Percebeu-se também, que professores que apresentam atitudes inclusivas tendenciam a adotarem comportamentos inclusivos. Infere-se ainda dentro dos resultados, que quanto maior o número de idade do docente, maior sua autoeficácia e maior a sua tendência em aplicar práticas inclusivas.The teacher's performance is an essential factor for the effective implementation of an inclusive school. Therefore, it is necessary that teachers believe they are capable of teaching students with disabilities in a common classroom. Thus, teacher self-efficacy is fundamental for the success of inclusive education, as well as teacher attitudes that must be positive towards inclusion. Thus, the main objective of this study is to understand the correlations between the level of teaching self-efficacy and inclusive attitudes and investigate how these two constructs behave in terms of sociodemographic, professional and labor variables. This study was carried out in ten public schools of regular education, located in the city of Piancó-Paraíba. A quantitative and exploratory methodology was used. One hundred and sixty-seven teachers who work in these schools participated in this study, answering a questionnaire and three other instruments: the Sociodemographic, professional and labor questionnaire; the scale “The Teacher Efficacy for Inclusive Practices” (TEIP), the scale “Teacher Efficacy Scale” (TES) and “Inclusive Beliefs, Attitudes and Practices”. The collected data were interpreted and analyzed using the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) program. It is concluded that the surveyed teachers were sensitive and favorable to adopting inclusive attitudes, with the aim of contributing to the student's learning process. The results showed that teachers showed a high level of teaching self-efficacy. It was also found that there is a positive correlation between teacher self-efficacy and the willingness of teachers to assume inclusive pedagogical practices in the classroom. It was also noticed that teachers who have inclusive attitudes tend to adopt inclusive behaviors. It is also inferred from the results that the higher the number of teachers' age, the greater their self-efficacy and the greater their tendency to apply inclusive practices.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGaldino, Flávia Serra2022-04-05T11:07:36Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10936TID:203014103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:41.776860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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