Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nádia Carola de Gouveia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10659
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_6f80e3384b9506b8e965134b88d7e9e3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superiorSocial MediaRedes SociaisFacebookMétricas de AnáliseInteraçãoEnvolvimentoSocial NetworksMetrics AnalysisInteractionEngagementMestrado em MarketingHoje em dia a revolução digital é uma das responsáveis por grandes alterações na forma de comunicação e interação entre os seres humanos e qualquer entidade pública ou privada. A internet tem crescido substancialmente e isso tem contribuindo para a disseminação de conceitos como Social Media, Redes Sociais e Facebook, que permitem a interação entre pessoas e entidades de forma constante. O presente Trabalho Final de Mestrado tem como intuito compreender como o Social Media, em específico o Facebook, tem vindo a ser utilizado pelas instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, como uma ferramenta de comunicação com o seu público-alvo. O estudo realizado depende da compreensão de conceitos relacionados com a temática do Social Media, como a Tipologia do Social Media, a Esfera de Influência, Tipologia de Envolvimento e Métricas de Análise. De forma a dar resposta ao grande objetivo do trabalho, foi realizado um estudo comparativo da utilização do Social Media em cerca de 40 instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, de áreas de ensino distintas (Economia e Gestão, Engenharia e Tecnologia, Ciências Naturais e da Saúde e Ciências Sociais e Humanas). A análise foi feita num período de um mês e a recolha dos dados foi realizada através da ferramenta métrica Simply Measured. Através do estudo foi possível compreender que existem diferenças no nível de interatividade e envolvimento no Facebook das instituições de educação a nível internacional e nacional para com o seu público-alvo.Nowadays, the digital revolution is responsible for big changes in communication and interaction between humans and any public or private entity. The Internet use has grown substantially, and that has contributed to the promulgation of concepts such as Social Media, Social Networks and Facebook, which allow the constant interaction between people and entities. This Masters Final Work intends to understand how social media, in particular Facebook, is being used by higher education institutions, in a nationally and internationally way, as a communication tool with their target. The study aims to understand concepts related to the topic of Social Media, such as Type of Social Media, the Sphere of Influence, Type of Engagement and KPI's. In order to answer the main objective it was carried out a comparative study of the use of Social Media in 40 higher education institutions, both national and international, in different educational areas (Economics and Management, Engineering and Technology, Natural Sciences and Health and Social Sciences). The analysis was done in a period of one month and the data collection was performed by the measuring tool Simply Measured. Through the study, it's visible that there are differences in the level of interaction and engagement performed on Facebook in higher education institutions at an international and national level.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaVieira, Nádia Carola de Gouveia2016-01-13T13:13:44Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10659porVieira, Nádia Carola de Gouveia (2015). "Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:05.205158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
title Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
spellingShingle Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
Vieira, Nádia Carola de Gouveia
Social Media
Redes Sociais
Facebook
Métricas de Análise
Interação
Envolvimento
Social Networks
Metrics Analysis
Interaction
Engagement
title_short Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
title_full Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
title_fullStr Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
title_sort Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
author Vieira, Nádia Carola de Gouveia
author_facet Vieira, Nádia Carola de Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Nádia Carola de Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Social Media
Redes Sociais
Facebook
Métricas de Análise
Interação
Envolvimento
Social Networks
Metrics Analysis
Interaction
Engagement
topic Social Media
Redes Sociais
Facebook
Métricas de Análise
Interação
Envolvimento
Social Networks
Metrics Analysis
Interaction
Engagement
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-13T13:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10659
url http://hdl.handle.net/10400.5/10659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Nádia Carola de Gouveia (2015). "Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053490700288