Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10659 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_6f80e3384b9506b8e965134b88d7e9e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superiorSocial MediaRedes SociaisFacebookMétricas de AnáliseInteraçãoEnvolvimentoSocial NetworksMetrics AnalysisInteractionEngagementMestrado em MarketingHoje em dia a revolução digital é uma das responsáveis por grandes alterações na forma de comunicação e interação entre os seres humanos e qualquer entidade pública ou privada. A internet tem crescido substancialmente e isso tem contribuindo para a disseminação de conceitos como Social Media, Redes Sociais e Facebook, que permitem a interação entre pessoas e entidades de forma constante. O presente Trabalho Final de Mestrado tem como intuito compreender como o Social Media, em específico o Facebook, tem vindo a ser utilizado pelas instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, como uma ferramenta de comunicação com o seu público-alvo. O estudo realizado depende da compreensão de conceitos relacionados com a temática do Social Media, como a Tipologia do Social Media, a Esfera de Influência, Tipologia de Envolvimento e Métricas de Análise. De forma a dar resposta ao grande objetivo do trabalho, foi realizado um estudo comparativo da utilização do Social Media em cerca de 40 instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, de áreas de ensino distintas (Economia e Gestão, Engenharia e Tecnologia, Ciências Naturais e da Saúde e Ciências Sociais e Humanas). A análise foi feita num período de um mês e a recolha dos dados foi realizada através da ferramenta métrica Simply Measured. Através do estudo foi possível compreender que existem diferenças no nível de interatividade e envolvimento no Facebook das instituições de educação a nível internacional e nacional para com o seu público-alvo.Nowadays, the digital revolution is responsible for big changes in communication and interaction between humans and any public or private entity. The Internet use has grown substantially, and that has contributed to the promulgation of concepts such as Social Media, Social Networks and Facebook, which allow the constant interaction between people and entities. This Masters Final Work intends to understand how social media, in particular Facebook, is being used by higher education institutions, in a nationally and internationally way, as a communication tool with their target. The study aims to understand concepts related to the topic of Social Media, such as Type of Social Media, the Sphere of Influence, Type of Engagement and KPI's. In order to answer the main objective it was carried out a comparative study of the use of Social Media in 40 higher education institutions, both national and international, in different educational areas (Economics and Management, Engineering and Technology, Natural Sciences and Health and Social Sciences). The analysis was done in a period of one month and the data collection was performed by the measuring tool Simply Measured. Through the study, it's visible that there are differences in the level of interaction and engagement performed on Facebook in higher education institutions at an international and national level.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaVieira, Nádia Carola de Gouveia2016-01-13T13:13:44Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10659porVieira, Nádia Carola de Gouveia (2015). "Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:05.205158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
title |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
spellingShingle |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior Vieira, Nádia Carola de Gouveia Social Media Redes Sociais Métricas de Análise Interação Envolvimento Social Networks Metrics Analysis Interaction Engagement |
title_short |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
title_full |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
title_fullStr |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
title_sort |
Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior |
author |
Vieira, Nádia Carola de Gouveia |
author_facet |
Vieira, Nádia Carola de Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nádia Carola de Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social Media Redes Sociais Métricas de Análise Interação Envolvimento Social Networks Metrics Analysis Interaction Engagement |
topic |
Social Media Redes Sociais Métricas de Análise Interação Envolvimento Social Networks Metrics Analysis Interaction Engagement |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-13T13:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Nádia Carola de Gouveia (2015). "Estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131053490700288 |