Impacto das acções implementadas no Facebook para o envolvimento entre os utilizadores e as marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Inês Rossana Gregório
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4537
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Impacto das acções implementadas no Facebook para o envolvimento entre os utilizadores e as marcasInternet marketingWEB 2.0redes sociaisFacebookpáginas de marcaenvolvimentosocial networksbrand pagesengagementMestrado em MarketingO tema das redes sociais tem vindo a ganhar expressividade no contexto das estratégias de marketing e comunicação, sendo que, actualmente, as empresas necessitam de utilizar novas ferramentas para comunicarem com os públicos-alvo. É neste contexto que as empresas utilizam o Facebook como meio de comunicação, à semelhança de outros mais tradicionais como a imprensa ou a rádio. Interessa saber, no contexto das redes socais como é que as empresas podem ter impacto na criação e desenvolvimento de uma relação de proximidade com os seus consumidores. Assim o presente trabalho tem como objectivo perceber quais os determinantes para o envolvimento entre os utilizadores do Facebook e as marcas, nas redes sociais. Desta forma, pretendia-se aferir primeiramente quais os factores que levavam os utilizadores a tornarem-se fãs das páginas de marca e seguidamente qual o impacto das estratégias implementadas nas páginas para o envolvimento com a marca, tentando-se perceber, igualmente, de que forma é que cada factor influenciava o envolvimento. Para alcançar os resultados do presente estudo foram aplicados inquéritos por questionário através do e-mail e Facebook a 191 utilizadores. Concluiu-se que as principais razões que levam os indivíduos a tornarem-se fãs das páginas de marca no Facebook é o facto de gostarem da marca e de quererem saber mais informação sobre a mesma. Relativamente ao envolvimento, concluiu-se que os factores que têm mais impacto para o mesmo são o reconhecimento face à participação dos fãs e o suporte à comunicação entre os utilizadores e entre os utilizadores e a marca.The Social Networks subject has gained expression on the marketing and communication strategies context, today companies need to use and be aware of new tools to communicate with their target audiences. In this context, more and more companies are using social networks, like Facebook, as a means of communication, as they use press or radio channels. Knowing the context of social networks may help companies to create and develop a close relationship with their customers. Thus this study aims to understand which factors are the most important for the engagement between brands and Facebook users. Therefore, primarily it was intended to measure the factors that led the users to become fans of a brand page on the first place, and then we tried to find out which factors impacted the most on the engagement, and which of them were the most crucial. To achieve the results for this study 191 surveys were conducted by e-mail and Facebook. The results showed that the main reasons that lead individuals to become fans of the brand pages on Facebook is the fact that the Facebook users likes the brand and the need of knowing more about the brand. About the engagement between the users and the brands, it was concluded that the factors that have most impact are recognition of the participation of the member and the communication support between users and between the users and the brand.Instituto Superior de Economia e GestãoCarrera, Filipe Santos MarinoRepositório da Universidade de LisboaMota, Inês Rossana Gregório2012-07-18T09:16:49Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4537porMota, Inês Rossana Gregório. 2011. "Impacto das acções implementadas no Facebook para o envolvimento entre os utilizadores e as marcas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:31ZPortal AgregadorONG
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