Marketing de serviços : agências funerárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rui Miguel Rosa dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9382
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a temática do Marketing de Serviços no setor das Agências Funerárias em Portugal, uma área até ao momento pouco estudada e que tem uma linha de crescimento de negócio contínua, dada a elevada taxa de envelhecimento da população portuguesa. Este estudo exploratório teve como objetivos iniciais: (i) aclarar o funcionamento deste tipo de serviços em Portugal, uma vez que o beneficiário do serviço não está vivo e são os familiares, amigos ou instituições que tratam destas questões, (ii) apresentar o modelo de negócio da atividade das Agências Funerárias, dado que existem muitos intervenientes, (iii) identificar estratégias de Marketing na criação de valor através da oferta de produtos e serviços. Neste trabalho de investigação, foi efetuada revisão de literatura, análise de conteúdo web, consulta de dados estatísticos e financeiros, com o objetivo de recolher informação sobre o negócio das Agências Funerárias, numa primeira fase. Na segunda fase do estudo, foram realizadas três entrevistas de caráter semiestruturado, acompanhadas por um guião, a entidades representativas do setor em Portugal. Os resultados do estudo permitem aclarar o setor, listar os serviços mais solicitados no âmbito de um funeral e perceber que tipos de estratégias de Marketing têm sido realizadas até ao momento nas empresas do setor.
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