Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês Sofia Tedim Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3191
Resumo: O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada na valência de Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma os docentes podem aplicar esta metodologia, tendo em conta as suas vantagens e os seus constrangimentos. Desta forma, será tratado ao longo do relatório os desafios de uma educação no século XXI, refletindo acerca de uma possível mudança ou inovação no seio escolar, assim como o papel do docente numa educação presente e de futuro. De natureza qualitativa, a técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por entrevista, realizado aos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de perceber de que forma estes profissionais valorizam a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. As principais conclusões do estudo revelam que a aprendizagem cooperativa, quando aplicada, traz vantagens à aprendizagem não apenas cognitiva, mas também social dos alunos. Contudo, no que se refere à utilização desta metodologia no processo de ensino e de aprendizagem, alguns professores mostram-se resistentes à sua utilização. Palavras-Chave: aprendizagem cooperativa; metodologias ativas; educação; mudança; inovação
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