Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3191 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada na valência de Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma os docentes podem aplicar esta metodologia, tendo em conta as suas vantagens e os seus constrangimentos. Desta forma, será tratado ao longo do relatório os desafios de uma educação no século XXI, refletindo acerca de uma possível mudança ou inovação no seio escolar, assim como o papel do docente numa educação presente e de futuro. De natureza qualitativa, a técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por entrevista, realizado aos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de perceber de que forma estes profissionais valorizam a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. As principais conclusões do estudo revelam que a aprendizagem cooperativa, quando aplicada, traz vantagens à aprendizagem não apenas cognitiva, mas também social dos alunos. Contudo, no que se refere à utilização desta metodologia no processo de ensino e de aprendizagem, alguns professores mostram-se resistentes à sua utilização. Palavras-Chave: aprendizagem cooperativa; metodologias ativas; educação; mudança; inovação |
id |
RCAP_6fa470ca1e7b01244343f8df374fdc0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaMetodologias ativasEducação de infânciaEnsino básico (1º ciclo)O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada na valência de Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma os docentes podem aplicar esta metodologia, tendo em conta as suas vantagens e os seus constrangimentos. Desta forma, será tratado ao longo do relatório os desafios de uma educação no século XXI, refletindo acerca de uma possível mudança ou inovação no seio escolar, assim como o papel do docente numa educação presente e de futuro. De natureza qualitativa, a técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por entrevista, realizado aos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de perceber de que forma estes profissionais valorizam a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. As principais conclusões do estudo revelam que a aprendizagem cooperativa, quando aplicada, traz vantagens à aprendizagem não apenas cognitiva, mas também social dos alunos. Contudo, no que se refere à utilização desta metodologia no processo de ensino e de aprendizagem, alguns professores mostram-se resistentes à sua utilização. Palavras-Chave: aprendizagem cooperativa; metodologias ativas; educação; mudança; inovação2023-01-02T16:40:41Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-072022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3191TID:203135660porFerreira, Inês Sofia Tedim Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.429251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
title |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa Ferreira, Inês Sofia Tedim Matos Aprendizagem cooperativa Metodologias ativas Educação de infância Ensino básico (1º ciclo) |
title_short |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
title_full |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa |
author |
Ferreira, Inês Sofia Tedim Matos |
author_facet |
Ferreira, Inês Sofia Tedim Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Inês Sofia Tedim Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Metodologias ativas Educação de infância Ensino básico (1º ciclo) |
topic |
Aprendizagem cooperativa Metodologias ativas Educação de infância Ensino básico (1º ciclo) |
description |
O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada na valência de Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma os docentes podem aplicar esta metodologia, tendo em conta as suas vantagens e os seus constrangimentos. Desta forma, será tratado ao longo do relatório os desafios de uma educação no século XXI, refletindo acerca de uma possível mudança ou inovação no seio escolar, assim como o papel do docente numa educação presente e de futuro. De natureza qualitativa, a técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por entrevista, realizado aos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de perceber de que forma estes profissionais valorizam a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. As principais conclusões do estudo revelam que a aprendizagem cooperativa, quando aplicada, traz vantagens à aprendizagem não apenas cognitiva, mas também social dos alunos. Contudo, no que se refere à utilização desta metodologia no processo de ensino e de aprendizagem, alguns professores mostram-se resistentes à sua utilização. Palavras-Chave: aprendizagem cooperativa; metodologias ativas; educação; mudança; inovação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07T00:00:00Z 2022-07-07 2022-06-23 2023-01-02T16:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3191 TID:203135660 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3191 |
identifier_str_mv |
TID:203135660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634121834496 |