Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5205 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) foi efetuada no Jardim de Infância das Lameirinhas, e a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) na Escola Básica Adães Bermudes, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Afonso Albuquerque. Este relatório contempla três componentes essenciais, pois, aborda uma descrição do enquadramento institucional, bem como uma reflexão do processo sobre o percurso formativo decorrente, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma investigação no âmbito da aprendizagem cooperativa indica ganhos tanto ao nível académico quanto ao nível social, realçando-se as relações interpessoais, as oportunidades do interagir dialogicamente através do questionamento, dirigido ou mediado, bem como o partilhar percursos na construção do aprender. Alicerçado na aprendizagem cooperativa desenvolveu-se, no âmbito da prática pedagógica de um futuro professor primário, uma intervenção educativa com uma turma de 26 alunos, a frequentar o 2º ano de escolaridade do ensino primário. A intervenção desenvolveu-se no período compreendido entre final de março e meados de junho, no âmbito do ensino de conteúdos curriculares de Biologia. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação, segundo a tríade circular observação-ação-investigação. Utilizou-se a observação participativa e os registos dos alunos para a análise de resultados. Constatou-se a estimulação das relações interpessoais, pois o ambiente revelou-se favorável à resolução de conflitos entre o grupo, isto é, promissora ao nível do desenvolvimento das atitudes de responsabilidade e respeito pelo outro. Ao nível da construção de conhecimentos constata-se que os alunos revelam pouca autonomia, necessitando de mediação constante por parte do professor. |
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O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) foi efetuada no Jardim de Infância das Lameirinhas, e a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) na Escola Básica Adães Bermudes, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Afonso Albuquerque. Este relatório contempla três componentes essenciais, pois, aborda uma descrição do enquadramento institucional, bem como uma reflexão do processo sobre o percurso formativo decorrente, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma investigação no âmbito da aprendizagem cooperativa indica ganhos tanto ao nível académico quanto ao nível social, realçando-se as relações interpessoais, as oportunidades do interagir dialogicamente através do questionamento, dirigido ou mediado, bem como o partilhar percursos na construção do aprender. Alicerçado na aprendizagem cooperativa desenvolveu-se, no âmbito da prática pedagógica de um futuro professor primário, uma intervenção educativa com uma turma de 26 alunos, a frequentar o 2º ano de escolaridade do ensino primário. A intervenção desenvolveu-se no período compreendido entre final de março e meados de junho, no âmbito do ensino de conteúdos curriculares de Biologia. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação, segundo a tríade circular observação-ação-investigação. Utilizou-se a observação participativa e os registos dos alunos para a análise de resultados. Constatou-se a estimulação das relações interpessoais, pois o ambiente revelou-se favorável à resolução de conflitos entre o grupo, isto é, promissora ao nível do desenvolvimento das atitudes de responsabilidade e respeito pelo outro. Ao nível da construção de conhecimentos constata-se que os alunos revelam pouca autonomia, necessitando de mediação constante por parte do professor. |
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