Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Stephanie M
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5205
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) foi efetuada no Jardim de Infância das Lameirinhas, e a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) na Escola Básica Adães Bermudes, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Afonso Albuquerque. Este relatório contempla três componentes essenciais, pois, aborda uma descrição do enquadramento institucional, bem como uma reflexão do processo sobre o percurso formativo decorrente, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma investigação no âmbito da aprendizagem cooperativa indica ganhos tanto ao nível académico quanto ao nível social, realçando-se as relações interpessoais, as oportunidades do interagir dialogicamente através do questionamento, dirigido ou mediado, bem como o partilhar percursos na construção do aprender. Alicerçado na aprendizagem cooperativa desenvolveu-se, no âmbito da prática pedagógica de um futuro professor primário, uma intervenção educativa com uma turma de 26 alunos, a frequentar o 2º ano de escolaridade do ensino primário. A intervenção desenvolveu-se no período compreendido entre final de março e meados de junho, no âmbito do ensino de conteúdos curriculares de Biologia. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação, segundo a tríade circular observação-ação-investigação. Utilizou-se a observação participativa e os registos dos alunos para a análise de resultados. Constatou-se a estimulação das relações interpessoais, pois o ambiente revelou-se favorável à resolução de conflitos entre o grupo, isto é, promissora ao nível do desenvolvimento das atitudes de responsabilidade e respeito pelo outro. Ao nível da construção de conhecimentos constata-se que os alunos revelam pouca autonomia, necessitando de mediação constante por parte do professor.
id RCAP_babaaec2f9807ba6f816cbb2b282f47a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo Empírico: A Aprendizagem CooperativaPrática de Ensino SupervisionadaAprendizagem CooperativaEducação Pré- Escolar1. º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) foi efetuada no Jardim de Infância das Lameirinhas, e a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) na Escola Básica Adães Bermudes, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Afonso Albuquerque. Este relatório contempla três componentes essenciais, pois, aborda uma descrição do enquadramento institucional, bem como uma reflexão do processo sobre o percurso formativo decorrente, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma investigação no âmbito da aprendizagem cooperativa indica ganhos tanto ao nível académico quanto ao nível social, realçando-se as relações interpessoais, as oportunidades do interagir dialogicamente através do questionamento, dirigido ou mediado, bem como o partilhar percursos na construção do aprender. Alicerçado na aprendizagem cooperativa desenvolveu-se, no âmbito da prática pedagógica de um futuro professor primário, uma intervenção educativa com uma turma de 26 alunos, a frequentar o 2º ano de escolaridade do ensino primário. A intervenção desenvolveu-se no período compreendido entre final de março e meados de junho, no âmbito do ensino de conteúdos curriculares de Biologia. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação, segundo a tríade circular observação-ação-investigação. Utilizou-se a observação participativa e os registos dos alunos para a análise de resultados. Constatou-se a estimulação das relações interpessoais, pois o ambiente revelou-se favorável à resolução de conflitos entre o grupo, isto é, promissora ao nível do desenvolvimento das atitudes de responsabilidade e respeito pelo outro. Ao nível da construção de conhecimentos constata-se que os alunos revelam pouca autonomia, necessitando de mediação constante por parte do professor.Instituto Politécnico da Guarda2021-04-29T13:53:58Z2021-04-292021-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5205http://hdl.handle.net/10314/5205TID:202709906porBatista, Stephanie Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:31Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:01.412165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
title Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
spellingShingle Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
Batista, Stephanie M
Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem Cooperativa
Educação Pré- Escolar
1. º Ciclo do Ensino Básico
title_short Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
title_full Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
title_fullStr Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
title_full_unstemmed Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
title_sort Estudo Empírico: A Aprendizagem Cooperativa
author Batista, Stephanie M
author_facet Batista, Stephanie M
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Stephanie M
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem Cooperativa
Educação Pré- Escolar
1. º Ciclo do Ensino Básico
topic Prática de Ensino Supervisionada
Aprendizagem Cooperativa
Educação Pré- Escolar
1. º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) foi efetuada no Jardim de Infância das Lameirinhas, e a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) na Escola Básica Adães Bermudes, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Afonso Albuquerque. Este relatório contempla três componentes essenciais, pois, aborda uma descrição do enquadramento institucional, bem como uma reflexão do processo sobre o percurso formativo decorrente, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma investigação no âmbito da aprendizagem cooperativa indica ganhos tanto ao nível académico quanto ao nível social, realçando-se as relações interpessoais, as oportunidades do interagir dialogicamente através do questionamento, dirigido ou mediado, bem como o partilhar percursos na construção do aprender. Alicerçado na aprendizagem cooperativa desenvolveu-se, no âmbito da prática pedagógica de um futuro professor primário, uma intervenção educativa com uma turma de 26 alunos, a frequentar o 2º ano de escolaridade do ensino primário. A intervenção desenvolveu-se no período compreendido entre final de março e meados de junho, no âmbito do ensino de conteúdos curriculares de Biologia. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação, segundo a tríade circular observação-ação-investigação. Utilizou-se a observação participativa e os registos dos alunos para a análise de resultados. Constatou-se a estimulação das relações interpessoais, pois o ambiente revelou-se favorável à resolução de conflitos entre o grupo, isto é, promissora ao nível do desenvolvimento das atitudes de responsabilidade e respeito pelo outro. Ao nível da construção de conhecimentos constata-se que os alunos revelam pouca autonomia, necessitando de mediação constante por parte do professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29T13:53:58Z
2021-04-29
2021-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5205
http://hdl.handle.net/10314/5205
TID:202709906
url http://hdl.handle.net/10314/5205
identifier_str_mv TID:202709906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136935883571200