Aprendizagem cooperativa no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22947 |
Resumo: | A escola tem o dever de garantir a aprendizagem de conteúdos científicos, mas também a missão de formar os alunos, através do desenvolvimento de atitudes e valores que permitam gerar cidadãos interventivos, capazes de participar de forma plena numa sociedade humana caraterizada por diversidade, liberdade, justiça e equidade, em que o potencial de cada indivíduo é otimizado. Este relatório apresenta o trabalho realizado no contexto da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional.Foi desenvolvido com um grupo de crianças do 3º ano de escolaridade, e teve como objetivos centrais, compreender e promover processos de aprendizagem colaborativa entre as crianças, com base na relação de colaboração entre os adultos intervenientes, e entre as próprias crianças. Ao longo de todo o trabalho, o bem-estar emocional e a implicação, variáveis processuais desenvolvidas no contexto da Abordagem Experiencial em Educação, permitiram obter contínuo feedback sobre a contingência da intervenção face às necessidades, interesses e motivações que as crianças evidenciavam. |
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Aprendizagem cooperativa no 1º CEBAprendizagem cooperativaRelações interpessoaisEstrategias de aprendizagemPapel da escolaEnsino básico 1º cicloA escola tem o dever de garantir a aprendizagem de conteúdos científicos, mas também a missão de formar os alunos, através do desenvolvimento de atitudes e valores que permitam gerar cidadãos interventivos, capazes de participar de forma plena numa sociedade humana caraterizada por diversidade, liberdade, justiça e equidade, em que o potencial de cada indivíduo é otimizado. Este relatório apresenta o trabalho realizado no contexto da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional.Foi desenvolvido com um grupo de crianças do 3º ano de escolaridade, e teve como objetivos centrais, compreender e promover processos de aprendizagem colaborativa entre as crianças, com base na relação de colaboração entre os adultos intervenientes, e entre as próprias crianças. Ao longo de todo o trabalho, o bem-estar emocional e a implicação, variáveis processuais desenvolvidas no contexto da Abordagem Experiencial em Educação, permitiram obter contínuo feedback sobre a contingência da intervenção face às necessidades, interesses e motivações que as crianças evidenciavam.The school has the obligation to ensure learning of scientific syllabus, but also the mission of educating students through the development of attitudes and values that allow the formation of interventional citizens, capable of fully participating in a human society characterized by diversity, freedom, justice and equity, where each individual's potential is optimized. This report presents the work done in the context of the Supervised Teaching Practice component of the Master on Early Childhood and Primary Education, at the University of Aveiro, consisting of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar courses. It was developed with a group of children at third. grade, aiming to understand and promote collaborative learning processes among children, based on the collaborative relationship between the intervening adults, and between the children themselves. Throughout the project, emotional well-being and involvement, process variables developed in the context of the Experiential Approach in Education, allowed to obtain continuous feedback on the contingency of intervention to the needs, interests and motivations that children evidencedUniversidade de Aveiro2018-04-23T14:09:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22947TID:201945002porRodrigues, Ana Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:51Zoai:ria.ua.pt:10773/22947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:55.823035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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