Aprendizagem cooperativa no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22947
Resumo: A escola tem o dever de garantir a aprendizagem de conteúdos científicos, mas também a missão de formar os alunos, através do desenvolvimento de atitudes e valores que permitam gerar cidadãos interventivos, capazes de participar de forma plena numa sociedade humana caraterizada por diversidade, liberdade, justiça e equidade, em que o potencial de cada indivíduo é otimizado. Este relatório apresenta o trabalho realizado no contexto da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional.Foi desenvolvido com um grupo de crianças do 3º ano de escolaridade, e teve como objetivos centrais, compreender e promover processos de aprendizagem colaborativa entre as crianças, com base na relação de colaboração entre os adultos intervenientes, e entre as próprias crianças. Ao longo de todo o trabalho, o bem-estar emocional e a implicação, variáveis processuais desenvolvidas no contexto da Abordagem Experiencial em Educação, permitiram obter contínuo feedback sobre a contingência da intervenção face às necessidades, interesses e motivações que as crianças evidenciavam.
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