Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52266 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_6faaf753d8c5c615450589e8157ba0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52266 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básicoActividadesLiteraciaCiências - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Hoje em dia a promoção da Literacia Científica é tida como finalidade principal do ensino em ciências. Para tal, devem ser aplicadas estratégias de ensino promotoras de aprendizagens relacionadas com a mesma, entre elas, por exemplo, o desenvolvimento de competências relacionadas com a natureza da ciência ou com a saúde. As atividades de investigação são estratégias de ensino que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a natureza da ciência, assim como grande parte dos conteúdos científicos propostas nos documentos curriculares e, também, de áreas transversais como a saúde. Partindo do problema “Quais as potencialidades das atividades de investigação na promoção da Literacia Científica e da Saúde em alunos do 9º ano do ensino básico?” construiu-se um plano de cariz investigativo, desenvolvido para a unidade curricular “Sistema Digestivo”, tendo-se recorrido a uma metodologia essencialmente qualitativa. Devido ao contexto de pandemia durante o ano letivo em que se realizou a investigação, as aulas foram lecionadas maioritariamente a distância, tendo as atividades sido adaptadas para este contexto. A sequência didática desenvolvida baseou-se no modelo dos 5E e, integradas neste modelo, foram desenvolvidas três atividades principais: “Atlas do Sistema Digestivo” – atividade de introdução; “Importância dos Sucos Digestivos na Digestão” – atividade laboratorial com elevado grau de abertura; e “Doenças do Sistema Digestivo” – atividade de aplicação de conhecimentos no final da sequência. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram aprendizagens ao nível do conhecimento científico relativo ao sistema digestivo e ao processo de nutrição, assim como relativamente a alguns aspetos da ciência e do trabalho do cientista. Quanto à literacia da saúde, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos sobre algumas doenças associadas ao sistema digestivo e sobre medidas de promoção da saúde do mesmo sistema.Nowadays, the promotion of scientific literacy is the main goal of science teaching. For that, strategies that promote learning of skills related to this literacy, like skills related to the nature of science and to health, should be valued. Inquiry based education activities are teaching strategies that can be used to develop learnings related to the nature of science, as well as the learning of most of the scientific knowledge described in curricular documents. Starting with the problem “What are the potentialities of inquiry bases education activities in the promotion of scientific and health literacy, on 9th grade students?”, an investigative plan was developed, based on the “Digestive System” curricular unit. This plan had a qualitative methodological approach. Due to the pandemic context in which the plan was applied, classes were mostly thought online, and the majority of the planned activities were adapted to that context. The didactic plan was based on the 5E model, and, inserted in the model, there were developed three main activities: “The Digestive System Atlas” – introduction activity; “The Importance of Digestive Juices on Digestion” – laboratory activity with a high opening level; and “Digestive System Diseases” – knowledge application activity at the end of the didactic sequence. Results show that the students learned about scientific components related to the digestive system and the nutrition process, as well as topics related to construction of science and the scientist work. Regarding health literacy, the students were able to develop their knowledge about some diseases related to the digestive system, and about health promotion strategies.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaLemos, Ana Brito2022-04-11T10:24:30Z20212021-06-222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:25.387069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
title |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico Lemos, Ana Brito Actividades Literacia Ciências - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
title_full |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
title_sort |
Potencialidades das atividades de investigação na promoção da literacia científica e da saúde em alunos do 9º ano do ensino básico |
author |
Lemos, Ana Brito |
author_facet |
Lemos, Ana Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Isabel, 1952- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Ana Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividades Literacia Ciências - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Actividades Literacia Ciências - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-22 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-11T10:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52266 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134584493834240 |