A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/sociologico.1861 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013 |
id |
RCAP_6fb098c974916db1f691d746a001534d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/65053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativoTeachers’ authority and the discourses and acting logics regarding the participation of parents in the educational processrelação pais-professoresenvolvimento parentalregimes de açãoUID/SOC/04647/2013O sistema educativo português é palco de complexas evoluções nas últimas décadas, tendo na massificação e descentralização os seus grandes vetores. Como parte destas políticas de descentralização estão diretivas e orientações que enfatizam a importância de envolvimento dos pais/ Encarregados de Educação no processo educativo enquanto membros da comunidade educativa, cabendo aos professores abertura nas formas de envolvimento com estes atores. Estas orientações podem, no entanto, conflituar com subjetividades produzidas pelos professores relativamente à sua prática profissional. A partir de dados recolhidos no âmbito de uma pesquisa empírica, pretende-se neste artigo explorar os sentidos críticos evidenciados por estes profissionais de ensino relativamente à relação com os pais/Encarregados de Educação enquanto questão que se enquadra na problemática da pluralidade de entendimentos relativamente ao mandato e licença profissional.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)Departamento de Sociologia (DS)RUNResende, José ManuelGouveia, LuísBeirante, David2019-03-29T23:21:02Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article11application/pdfhttps://doi.org/10.4000/sociologico.1861por0872-8380PURE: 12436803https://journals.openedition.org/sociologico/1898#quotationhttps://doi.org/10.4000/sociologico.1861info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:30:57Zoai:run.unl.pt:10362/65053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:15.786067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo Teachers’ authority and the discourses and acting logics regarding the participation of parents in the educational process |
title |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
spellingShingle |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo Resende, José Manuel relação pais-professores envolvimento parental regimes de ação |
title_short |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
title_full |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
title_fullStr |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
title_full_unstemmed |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
title_sort |
A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Gouveia, Luís Beirante, David |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Luís Beirante, David |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) Departamento de Sociologia (DS) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Gouveia, Luís Beirante, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação pais-professores envolvimento parental regimes de ação |
topic |
relação pais-professores envolvimento parental regimes de ação |
description |
UID/SOC/04647/2013 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-29T23:21:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.4000/sociologico.1861 |
url |
https://doi.org/10.4000/sociologico.1861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-8380 PURE: 12436803 https://journals.openedition.org/sociologico/1898#quotation https://doi.org/10.4000/sociologico.1861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137963766972416 |