Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Patrícia Alexandra Beja
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1849
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_6fc344ba3debfe2827805013c3ed0988
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idadesavaliação formativaeducação pré-escolareducação em 1º Ciclo do Ensino Básico.formative assessmentearly-childhood Educationprimary educationRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro são caracterizados os três contextos onde tive oportunidade de desenvolver os estágios de intervenção ao longo do Mestrado. Para além da caracterização dos contextos e da descrição do desenrolar dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em cada contexto, é apresentada uma reflexão sobre o meu desenvolvimento profissional em cada contexto de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o meu percurso investigativo, acerca da questão que emergiu ao longo da prática desenvolvida nos estágios de intervenção. Assim, é relevante destacar que a questão em estudo é a seguinte: “Como educadora e professora, de que forma é possível garantir a adequação da seleção dos instrumentos e técnicas a utilizar na realização da avaliação formativa?”. Do ponto vista teórico tratou-se de compreender, perante a perspetiva de alguns autores, o conceito de avaliação das aprendizagens dos alunos; as várias funções pedagógicas da avaliação; de que forma a avaliação formativa é desenvolvida e encarada no contexto de Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando algumas diferenças e semelhanças neste processo avaliativo e que instrumentos e técnicas de avaliação formativa poderão ser utilizadas em ambos os contextos. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa optei por utilizar algumas técnicas, como: entrevista semiestruturada; a observação não estruturada e a análise documental. A entrevista foi realizada a três profissionais com experiência como supervisoras de estágio, sendo duas Professoras de 1º Ciclo e uma Educadora em Educação Pré-escolar. Em relação à análise documental é de referir que optei por analisar planificações e instrumentos de avaliação construídos por mim, ao longo das minhas intervenções durante os estágios. Em súmula, é de referir que estas técnicas selecionadas foram essenciais para se realizar uma triangulação dos dados e por sua vez responder de forma clara à questão em estudo e a todas as questões que desdobram a principal. Por último, é de indicar que com este estudo concluí que a avaliação formativa procura compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos alunos com o objetivo de adequar as estratégias de ensino às diferenças que se evidenciam através da recolha e interpretação de dados avaliativos. Nenhum instrumento de avaliação, utilizado de forma isolada é totalmente fiável, como tal é importante construir e utilizar diferentes instrumentos e técnicas, existindo uma necessidade de triangular os dados recolhidos e assim, planear uma intervenção mais apropriada ao percurso de aprendizagem das crianças e dos alunos.This report is divided into two chapters. The first one characterises the three contexts where I was able to train as a teacher, throughout my Master’s Degree. Besides context characterisation and description of the development of Intervention Projects carried out in each context, there is also a reflection on my professional development in each training context. In the second part of my report, my investigation path is presented, being focused on the question that surfaced my teacher training practice. Therefore, it is relevant to highlight that the question in study is: “As a Nursery and Primary school teacher, in which way is it possible to guarantee the adequacy of instruments and techniques selection in the process of formative assessment?” From a theoretical point of view, it was important to understand the concept of student learning assessment, according to some authors, but also the many different pedagogical functions of assessment; in which way formative assessment is undertaken and seen in Nursery school and Primary school contexts, enhancing some differences and similarities in this process, as well as the formative assessment instruments and techniques that might be used in both contexts. Since it is a qualitative investigation, I chose to make use of some techniques, such as: semi-structured interviews; unstructured observation and document analysis. The interviews were given by three experienced teacher training mentors: two Primary school teachers and a Nursery school teacher. As for the document analysis, I opted for the analysis of lesson plans and assessment instruments built by me, throughout my interventions in the different teacher training contexts. To sum up, I have to state that these selected techniques were essential to the data triangulation that enabled a clear answer to the question in study, as well as all the others that eventually unfolded. On the whole, this study helped me conclude that formative assessment tries to understand the processes of children development and student learning, aiming to adapt the different teaching strategies to the differences that arise from the collection and interpretation of assessment data. No assessment instrument used in isolation is totally reliable, which makes it crucial to build and explore different instruments and techniques, being also vital to triangulate collected data and, thus, plan a more appropriate intervention to the children and students’ learning path.Luís, HelenaHamido, GracindaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGuerra, Patrícia Alexandra Beja2017-08-16T08:36:35Z2014-11-262014-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1849TID:201159929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.847840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
title Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
spellingShingle Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
Guerra, Patrícia Alexandra Beja
avaliação formativa
educação pré-escolar
educação em 1º Ciclo do Ensino Básico.
formative assessment
early-childhood Education
primary education
title_short Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
title_full Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
title_fullStr Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
title_full_unstemmed Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
title_sort Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades
author Guerra, Patrícia Alexandra Beja
author_facet Guerra, Patrícia Alexandra Beja
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Hamido, Gracinda
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Patrícia Alexandra Beja
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação formativa
educação pré-escolar
educação em 1º Ciclo do Ensino Básico.
formative assessment
early-childhood Education
primary education
topic avaliação formativa
educação pré-escolar
educação em 1º Ciclo do Ensino Básico.
formative assessment
early-childhood Education
primary education
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
2014-11-26T00:00:00Z
2017-08-16T08:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1849
TID:201159929
url http://hdl.handle.net/10400.15/1849
identifier_str_mv TID:201159929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030358171648