Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014 |
Resumo: | O presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitos |
id |
UFF-2_4018cc686a74527d334478e33ad4314a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2014 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professorDislexiaDificuldade na aprendizagemEstratégiasEducaçãoDislexiaDificuldade de aprendizagemDyslexiaDifficulty in learningStrategiesO presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitosThis project addresses the importance of diagnosis in relation to dyslexia in students in the early elementary school grades and hence the difficulty in learning especially in reading and writing. Dyslexia causes much disorder in child development, so it's important to get necessary information about this disorder to act intervention professionals in psychology, neurology, ophthalmology, aiming to promote subsidies to deal with the Dyslexic. The teacher initially observed in the classroom and to differentiate the possible difficulties presented. For me to get this information interviews and literature searches were conducted and concludes with the research that teachers need to have more knowledge on this subject addressed to develop a work from strategies with multidisciplinary guidelines for the Dyslexics have a good performance in room class without facing prejudiceAngra dos ReisBergo, Renata da SilvaSilva, Dagmar de Mello eSerra, Dayse Carla GeneroCarreira, Fátima Kleider do Nascimento2016-07-26T19:07:47Z2016-07-26T19:07:47Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2014Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T21:07:15Zoai:app.uff.br:1/2014Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:29.508678Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
title |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
spellingShingle |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor Carreira, Fátima Kleider do Nascimento Dislexia Dificuldade na aprendizagem Estratégias Educação Dislexia Dificuldade de aprendizagem Dyslexia Difficulty in learning Strategies |
title_short |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
title_full |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
title_fullStr |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
title_sort |
Reflexões sobre dislexia e o papel do professor |
author |
Carreira, Fátima Kleider do Nascimento |
author_facet |
Carreira, Fátima Kleider do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergo, Renata da Silva Silva, Dagmar de Mello e Serra, Dayse Carla Genero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Fátima Kleider do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Dificuldade na aprendizagem Estratégias Educação Dislexia Dificuldade de aprendizagem Dyslexia Difficulty in learning Strategies |
topic |
Dislexia Dificuldade na aprendizagem Estratégias Educação Dislexia Dificuldade de aprendizagem Dyslexia Difficulty in learning Strategies |
description |
O presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26T19:07:47Z 2016-07-26T19:07:47Z 2016-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823580365717504 |