Reflexões sobre dislexia e o papel do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Fátima Kleider do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014
Resumo: O presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitos
id UFF-2_4018cc686a74527d334478e33ad4314a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2014
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre dislexia e o papel do professorDislexiaDificuldade na aprendizagemEstratégiasEducaçãoDislexiaDificuldade de aprendizagemDyslexiaDifficulty in learningStrategiesO presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitosThis project addresses the importance of diagnosis in relation to dyslexia in students in the early elementary school grades and hence the difficulty in learning especially in reading and writing. Dyslexia causes much disorder in child development, so it's important to get necessary information about this disorder to act intervention professionals in psychology, neurology, ophthalmology, aiming to promote subsidies to deal with the Dyslexic. The teacher initially observed in the classroom and to differentiate the possible difficulties presented. For me to get this information interviews and literature searches were conducted and concludes with the research that teachers need to have more knowledge on this subject addressed to develop a work from strategies with multidisciplinary guidelines for the Dyslexics have a good performance in room class without facing prejudiceAngra dos ReisBergo, Renata da SilvaSilva, Dagmar de Mello eSerra, Dayse Carla GeneroCarreira, Fátima Kleider do Nascimento2016-07-26T19:07:47Z2016-07-26T19:07:47Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2014Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T21:07:15Zoai:app.uff.br:1/2014Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:29.508678Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
title Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
spellingShingle Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
Carreira, Fátima Kleider do Nascimento
Dislexia
Dificuldade na aprendizagem
Estratégias
Educação
Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Difficulty in learning
Strategies
title_short Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
title_full Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
title_fullStr Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
title_full_unstemmed Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
title_sort Reflexões sobre dislexia e o papel do professor
author Carreira, Fátima Kleider do Nascimento
author_facet Carreira, Fátima Kleider do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergo, Renata da Silva
Silva, Dagmar de Mello e
Serra, Dayse Carla Genero
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Fátima Kleider do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Dificuldade na aprendizagem
Estratégias
Educação
Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Difficulty in learning
Strategies
topic Dislexia
Dificuldade na aprendizagem
Estratégias
Educação
Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Difficulty in learning
Strategies
description O presente projeto aborda a importância do diagnóstico em relação à dislexia em alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e por consequência a dificuldade na aprendizagem, principalmente na leitura e na escrita. A dislexia causa muito transtorno no desenvolvimento da criança, sendo assim é importante obter informações necessárias sobre esse distúrbio para que aja intervenção de profissionais na área de psicologia, neurologia, oftalmologia, com intuito de promover subsídios para lidar com o disléxico. Cabe ao professor observar inicialmente em sala de aula e saber diferenciar as possíveis dificuldades apresentadas. Para eu obter essas informações foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e conclui com a pesquisa que os professores precisam ter mais conhecimentos diante dessa temática abordada para desenvolver um trabalho a partir de estratégias com orientações de multiprofissionais para que os disléxicos tenham um bom desempenho em sala de aula sem ter enfrentar preconceitos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26T19:07:47Z
2016-07-26T19:07:47Z
2016-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2014
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823580365717504