Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13236 |
Resumo: | A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do estudo. |
id |
RCAP_6fdeda049292cdf1828c65db008bdc66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13236 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professoresTraining, observation and reflective practices: self portrait of professional practice of six teachers-to-beFormação inicialPrática profissionalReflexividadeCompetências profissionaisA reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do estudo.IFSPBiblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaMachado, Joaquim2016-09-14T16:07:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13236porMesquita, Elza; Machado, Joaquim (2016). Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores. Revista Internacional de Formação de Professores. ISSN 2447-8288. 1:3, p. 106-1332447-8288info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:19.304521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores Training, observation and reflective practices: self portrait of professional practice of six teachers-to-be |
title |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
spellingShingle |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores Mesquita, Elza Formação inicial Prática profissional Reflexividade Competências profissionais |
title_short |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
title_full |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
title_fullStr |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
title_full_unstemmed |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
title_sort |
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores |
author |
Mesquita, Elza |
author_facet |
Mesquita, Elza Machado, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Machado, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Prática profissional Reflexividade Competências profissionais |
topic |
Formação inicial Prática profissional Reflexividade Competências profissionais |
description |
A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-14T16:07:11Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13236 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza; Machado, Joaquim (2016). Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores. Revista Internacional de Formação de Professores. ISSN 2447-8288. 1:3, p. 106-133 2447-8288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSP |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135276677726208 |