Prática Pedagógica: cenário de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galveias, Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/289
Resumo: O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional. - This text presents a brief systematization of the theoretical foundations of the teachers’ training process adopted at Superior School of Education from Santarém. It covers in detail the steps of this training process, stressing practice, reflection and teachers’ action research as the basis for professional knowledge construction.
id RCAP_7549fe4211ed8a4425e84bd2e8dcc973
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática Pedagógica: cenário de formação profissionalSupervisãoPrática reflexivaFormação inicial de professoresO presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional. - This text presents a brief systematization of the theoretical foundations of the teachers’ training process adopted at Superior School of Education from Santarém. It covers in detail the steps of this training process, stressing practice, reflection and teachers’ action research as the basis for professional knowledge construction.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalveias, Maria2010-11-24T10:46:49Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/289porGALVEIAS, Maria de Fátima Cid - Prática Pedagógica: cenário de formação profissional. Revista Interacções. Nº 8 (2008), p. 6-171646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:55.439753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
title Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
spellingShingle Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
Galveias, Maria
Supervisão
Prática reflexiva
Formação inicial de professores
title_short Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
title_full Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
title_fullStr Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
title_full_unstemmed Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
title_sort Prática Pedagógica: cenário de formação profissional
author Galveias, Maria
author_facet Galveias, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Galveias, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Prática reflexiva
Formação inicial de professores
topic Supervisão
Prática reflexiva
Formação inicial de professores
description O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional. - This text presents a brief systematization of the theoretical foundations of the teachers’ training process adopted at Superior School of Education from Santarém. It covers in detail the steps of this training process, stressing practice, reflection and teachers’ action research as the basis for professional knowledge construction.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-11-24T10:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/289
url http://hdl.handle.net/10400.15/289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GALVEIAS, Maria de Fátima Cid - Prática Pedagógica: cenário de formação profissional. Revista Interacções. Nº 8 (2008), p. 6-17
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020255141888