Observação de aulas e autorretrato da prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14819 |
Resumo: | O estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS. |
id |
RCAP_63f31556338cd9bb116099a486cc44cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissionalFormação inicialPrática profissionalReflexividadeO estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS.The study focuses on the discourse of six trainees to attend a professional master's degree in teaching and aims to understand how these future teachers perceive their evolution as people and as professionals. From the Target Language Observation Scheme (TALOS) categories, the study analyses the content of the reflections produced on three observed classes and reveals the self-portrait of the professional practice that transpires in them. In the analysis of the data on the reflection, we highlight, firstly, strengths and aspects to improve evidenced at each moment of reflection, dissecting them according to eight TALOS categoriesUniversidad de A CoruñaBiblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaMachado, Joaquim2017-12-21T14:24:02Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14819porMesquita, Elza; Machado, Joaquim (2017). Observação de aulas e autorretrato da prática profissional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 20-242386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2150info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.983396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
title |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
spellingShingle |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional Mesquita, Elza Formação inicial Prática profissional Reflexividade |
title_short |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
title_full |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
title_fullStr |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
title_full_unstemmed |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
title_sort |
Observação de aulas e autorretrato da prática profissional |
author |
Mesquita, Elza |
author_facet |
Mesquita, Elza Machado, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Machado, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Prática profissional Reflexividade |
topic |
Formação inicial Prática profissional Reflexividade |
description |
O estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21T14:24:02Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14819 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza; Machado, Joaquim (2017). Observação de aulas e autorretrato da prática profissional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 20-24 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292378054656 |