A autoavaliação na promoção da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Mariana Sofia de Paiva Pinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3269
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade reside em compreender a autoavaliação como estratégia de promoção e regulação da aprendizagem. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em perceber potencialidades das estratégias de autoavaliação das crianças para a aprendizagem, identificar estratégias promotoras de autoavaliação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber se as crianças conseguem percecionar as aprendizagens que efetuam no contexto educativo com a implementação de estratégias de autoavaliação. Desta forma, realizou-se um enquadramento teórico relativo à temática e o desenvolvimento de uma metodologia de investigação que englobou procedimentos, técnicas e instrumentos de recolha de dados junto de crianças e educadora da prática de ensino supervisionada. Assim foram realizadas entrevistas a duas crianças, de um grupo de crianças com idades heterogéneas (3, 4 e 5 anos), em contexto de educação pré-escolar e entrevista a uma educadora de infância. Para esta investigação também foram utilizadas grelhas de análise para compreensão dos comentários reflexivos das crianças nos registos de portfólio. Para além disso, foram realizadas entrevistas a crianças do contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, concretamente de uma turma de 3.º ano, como estratégia de compreensão sobre a implementação da “caixa das conquistas”, estratégia esta utilizada como instrumento de regulação das dificuldades sentidas pelas crianças, após o seu processo de autoavaliação semanal, perspetivando a superação de capacidades e dificuldades.
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