Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15914 |
Resumo: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community. |
id |
RCAP_065cb3f91610cdf24e07e779b7cab6e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15914 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprenderPré-escolar1.º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaAvaliaçãoAprendizagensAvaliação formativaAutoavaliaçãoPre-schoolPrimary school educational levelSupervised teaching practiceAssessmentLearningFormative assessmentSelf-assessmentO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community.Universidade de Évora2015-10-06T10:10:45Z2015-10-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15914http://hdl.handle.net/10174/15914porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatriciapiteira10@gmail.com6717329544Piteira, Patrícia Isabel Beiçudoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.523630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo Pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Avaliação Aprendizagens Avaliação formativa Autoavaliação Pre-school Primary school educational level Supervised teaching practice Assessment Learning Formative assessment Self-assessment |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender |
author |
Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo |
author_facet |
Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Avaliação Aprendizagens Avaliação formativa Autoavaliação Pre-school Primary school educational level Supervised teaching practice Assessment Learning Formative assessment Self-assessment |
topic |
Pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Avaliação Aprendizagens Avaliação formativa Autoavaliação Pre-school Primary school educational level Supervised teaching practice Assessment Learning Formative assessment Self-assessment |
description |
O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06T10:10:45Z 2015-10-06 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15914 http://hdl.handle.net/10174/15914 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação patriciapiteira10@gmail.com 671 7329544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567176986624 |