A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Clarisse Francisca Ganço
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3157
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
id RCAP_6ff6272a63eae5ac16a3100d53862eef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdosEducação bilingueLíngua gestual portuguesaLinguagem escritaLíngua maternaNarrativa escritaDeaf pupilBilingual educationPortuguese sign languageNarrative writingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação EspecialEste estudo tem como objectivo central a análise comparativa da estrutura narrativa na escrita dos alunos surdos, procurando avaliar a sua capacidade para contar uma história por escrito e identificar as suas principais dificuldades comparativamente aos alunos ouvintes, assim como eventuais semelhanças com outros alunos que frequentam a escola portuguesa e que não têm como língua materna o Português. Elegemos dois grupos de alunos, um grupo de surdos (severos e profundos) e um grupo de ouvintes, aos quais foi aplicada uma prova de escrita, a partir de uma sequência de imagens. Para o grupo de surdos foi elaborada uma ficha sociolinguística para recolha de dados pessoais e linguísticos, com possível impacto nas suas produções escritas. Para a análise da estrutura do género narrativo escrito adaptámos o modelo utilizado pelo ILTEC no estudo sobre diversidade linguística na escola portuguesa (Mateus, Pereira, & Fischer, 2008) e que teve como objectivo conhecer as línguas que existiam nas escolas portuguesas e compreender as suas implicações na aprendizagem, nomeadamente da língua portuguesa. Os resultados obtidos, impossíveis de generalizar dado o número limitado da amostra, revelam que os alunos surdos conseguem escrever um texto narrativo respeitando algumas marcas fundamentais desse tipo de texto, embora com desempenhos inferiores aos alunos ouvintes em muitos dos parâmetros analisados, nomeadamente a localização temporal, a utilização adequada dos tempos verbais ao género narrativo, a articulação entre os eventos narrados e a introdução das personagens. Algumas destas dificuldades remetem para aspectos mais ligados à coesão e à sintaxe, aproximando-se assim dos resultados obtidos por outros grupos de alunos que não têm o Português como língua materna, podendoexistir aqui, à semelhança do que acontece com outros grupos linguísticos, alguma influência do factor língua materna.Abstract The main goal of the present research is the analysis of the narrative structure in the writing of deaf pupils, evaluating their capacity to tell a written story and identify the main difficulties, comparatively with hearing pupils as well as eventual similitude with other not Portuguese native tongue pupils attending Portuguese school. We selected two groups of pupils, one with (severe and profound) deaf children and a second with normal hearing children. Both groups were asked to produce a text observing a set of images. We elaborated a sociolinguistic filling card for the group of deaf pupils, enabling us to collect personal and linguistic data of possible impact on their writing. We adapted a model developed by ILTEC to study linguistic diversity in Portuguese school (Mateus, Pereira & Fischer, 2008), designed to learn about languages used by pupils in Portuguese schools and understand its implication in learning processes, namely of Portuguese. The results we obtained have low statistical significance due to the limited number of the sample. Anyhow, they reveal that deaf pupils succeed in writing a narrative text respecting some keystones of this kind of text, although with less performance than hearing pupils. This occurs in a large range of analysed parameters, namely time location, correct use of tenses for narratives and articulation between narrated events and the introduction of characters. Some of those difficulties refer to cohesion and syntax, approaching the results obtained by other groups of non Portuguese native tongue pupils. This could suggest some influence of the native language factor, as it occurs in other linguistic groups.Sim-Sim, InêsRCIPLRosa, Clarisse Francisca Ganço2014-02-07T11:08:08Z2009-102009-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3157porRosa, CFG. A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2009.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:48.483100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
title A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
spellingShingle A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
Rosa, Clarisse Francisca Ganço
Educação bilingue
Língua gestual portuguesa
Linguagem escrita
Língua materna
Narrativa escrita
Deaf pupil
Bilingual education
Portuguese sign language
Narrative writing
title_short A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
title_full A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
title_fullStr A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
title_full_unstemmed A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
title_sort A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos
author Rosa, Clarisse Francisca Ganço
author_facet Rosa, Clarisse Francisca Ganço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sim-Sim, Inês
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Clarisse Francisca Ganço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilingue
Língua gestual portuguesa
Linguagem escrita
Língua materna
Narrativa escrita
Deaf pupil
Bilingual education
Portuguese sign language
Narrative writing
topic Educação bilingue
Língua gestual portuguesa
Linguagem escrita
Língua materna
Narrativa escrita
Deaf pupil
Bilingual education
Portuguese sign language
Narrative writing
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10
2009-10-01T00:00:00Z
2014-02-07T11:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3157
url http://hdl.handle.net/10400.21/3157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, CFG. A estrutura da narrativa na escrita dos alunos surdos [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383655161856