Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889
Resumo: Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
id UNICAMP-30_ea561f999d3486122e5d782d9dd22e83
oai_identifier_str oai::1128848
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultosPortuguese language writing strategies used by deaf young and adult studentsLíngua portuguesaAquisição de segunda linguaEscritaEstratégiasEducação bilínguePortugueseSecond language acquisitionWritingStrategiesBilingual educationOrientador: Lilian Cristine Ribeiro NascimentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar, descrever e problematizar as principais estratégias usadas por alunos surdos, jovens e adultos, no processo de escrita, em um curso de extensão de Língua Portuguesa, oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São José dos Campos. Durante o curso, aplicou-se conceitos próprios da Educação Bilíngue, em que a Língua de Sinais é a língua de acesso, como também a valorização do letramento visual e da identidade surda. Este trabalho insere-se no modelo de pesquisa qualitativa, com análise indutiva de dados, optando pelo estudo de caso como recurso metodológico. Participaram do estudo sete jovens surdos, com diferentes graus de escolaridade, perda auditiva e fluência em Libras. Para a análise, utilizou-se um referencial teórico baseado em autores surdos e ouvintes da área dos Estudos Surdos. Os resultados revelaram que os alunos se utilizaram de diferentes estratégias ao lidar com a escrita de textos, como: Estratégias Letradas; Estratégias Linguística/Cultural Surda; e Estratégias Afetivas. A contribuição deste trabalho é demonstrar que o ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva bilíngue, pode se apropriar destas estratégias, além da visualidade e da interlocução em língua de sinaisAbstract: This present paper aims to identify, describe and problematize the main strategies used by deaf, young and adult students, in the writing process, in the extension course of Portuguese language, offered by the federal institute of São Paulo ¿ campus São José dos Campos. During the course, concepts of bilingual education have been applied, in which sign language is the main access, as well as the enhancement of visual literacy and deaf identity. This academic paper is part of the qualitative research model, with inductive data analysis, adopting a case study as a methodological resource. Seven deaf young people with different levels of education, hearing loss and fluency in LIBRAS (Brazilian sign language) took part in this study. The analysis was carried out in the theorical framework based on deaf and listeners authors from the deaf studies areas. The results revealed that students used different strategies when dealing with the writing of texts, such as literate strategies; deaf linguistic/cultural strategies; and effective strategies. The contribution of this paper is to demonstrate that the Portuguese language teaching, in a bilingual perspective, can appropriate of these strategies, in addition, to visuality and sign language interlocutionMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-Lins, Heloísa Andreia de MatosSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128848Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T21:53:52Zoai::1128848Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-15T21:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
Portuguese language writing strategies used by deaf young and adult students
title Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
spellingShingle Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
Língua portuguesa
Aquisição de segunda lingua
Escrita
Estratégias
Educação bilíngue
Portuguese
Second language acquisition
Writing
Strategies
Bilingual education
title_short Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
title_full Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
title_fullStr Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
title_full_unstemmed Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
title_sort Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
author Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
author_facet Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Lins, Heloísa Andreia de Matos
Sofiato, Cassia Geciauskas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Aquisição de segunda lingua
Escrita
Estratégias
Educação bilíngue
Portuguese
Second language acquisition
Writing
Strategies
Bilingual education
topic Língua portuguesa
Aquisição de segunda lingua
Escrita
Estratégias
Educação bilíngue
Portuguese
Second language acquisition
Writing
Strategies
Bilingual education
description Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889
COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889
identifier_str_mv COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128848
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160178679808