Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889 |
Resumo: | Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento |
id |
UNICAMP-30_ea561f999d3486122e5d782d9dd22e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128848 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultosPortuguese language writing strategies used by deaf young and adult studentsLíngua portuguesaAquisição de segunda linguaEscritaEstratégiasEducação bilínguePortugueseSecond language acquisitionWritingStrategiesBilingual educationOrientador: Lilian Cristine Ribeiro NascimentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar, descrever e problematizar as principais estratégias usadas por alunos surdos, jovens e adultos, no processo de escrita, em um curso de extensão de Língua Portuguesa, oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São José dos Campos. Durante o curso, aplicou-se conceitos próprios da Educação Bilíngue, em que a Língua de Sinais é a língua de acesso, como também a valorização do letramento visual e da identidade surda. Este trabalho insere-se no modelo de pesquisa qualitativa, com análise indutiva de dados, optando pelo estudo de caso como recurso metodológico. Participaram do estudo sete jovens surdos, com diferentes graus de escolaridade, perda auditiva e fluência em Libras. Para a análise, utilizou-se um referencial teórico baseado em autores surdos e ouvintes da área dos Estudos Surdos. Os resultados revelaram que os alunos se utilizaram de diferentes estratégias ao lidar com a escrita de textos, como: Estratégias Letradas; Estratégias Linguística/Cultural Surda; e Estratégias Afetivas. A contribuição deste trabalho é demonstrar que o ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva bilíngue, pode se apropriar destas estratégias, além da visualidade e da interlocução em língua de sinaisAbstract: This present paper aims to identify, describe and problematize the main strategies used by deaf, young and adult students, in the writing process, in the extension course of Portuguese language, offered by the federal institute of São Paulo ¿ campus São José dos Campos. During the course, concepts of bilingual education have been applied, in which sign language is the main access, as well as the enhancement of visual literacy and deaf identity. This academic paper is part of the qualitative research model, with inductive data analysis, adopting a case study as a methodological resource. Seven deaf young people with different levels of education, hearing loss and fluency in LIBRAS (Brazilian sign language) took part in this study. The analysis was carried out in the theorical framework based on deaf and listeners authors from the deaf studies areas. The results revealed that students used different strategies when dealing with the writing of texts, such as literate strategies; deaf linguistic/cultural strategies; and effective strategies. The contribution of this paper is to demonstrate that the Portuguese language teaching, in a bilingual perspective, can appropriate of these strategies, in addition, to visuality and sign language interlocutionMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-Lins, Heloísa Andreia de MatosSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128848Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T21:53:52Zoai::1128848Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-15T21:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos Portuguese language writing strategies used by deaf young and adult students |
title |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
spellingShingle |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972- Língua portuguesa Aquisição de segunda lingua Escrita Estratégias Educação bilíngue Portuguese Second language acquisition Writing Strategies Bilingual education |
title_short |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
title_full |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
title_fullStr |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
title_sort |
Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos |
author |
Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972- |
author_facet |
Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966- Lins, Heloísa Andreia de Matos Sofiato, Cassia Geciauskas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Aquisição de segunda lingua Escrita Estratégias Educação bilíngue Portuguese Second language acquisition Writing Strategies Bilingual education |
topic |
Língua portuguesa Aquisição de segunda lingua Escrita Estratégias Educação bilíngue Portuguese Second language acquisition Writing Strategies Bilingual education |
description |
Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889 COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889 |
identifier_str_mv |
COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638889. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128848 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189160178679808 |