A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Galvão, Zenaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78915
Resumo: A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens.
id RCAP_6ff927518936f70dd71e1e880c8c9e17
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidadeThe school physical education in Portugal: Between centrality and diversityLa educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidadEducação FísicaUnidadeDiversidadeProfessorCurrículoPhysical EducationUnitedDiversityTeacherCurriculumEducación FísicaUnidadDiversidadProfesorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens.School Physical Education in all countries where Education is present is surrounded by different concepts, whether cultural, scientific, pedagogical, or curricular praxis. The objective of this reflection (essay) is to try to glimpse trends in Physical Education in Portugal and in the world, having Europe as a reference. We will see that both the training of Physical Education teachers and professional intervention is made between two great dimensions: centrality/unity versus diversity. A “prisoner” centrality/unit of State authority and a diversity that appeals to the conscience of each school, each teacher, each community, depending on the contexts and circumstances. This dimension seems to be closer to free movement, to free play - founding characteristics of homo-ludensLa Educación Física Escolar en todos los países donde la Educación está presente se ve influida por diferentes concepciones, ya sean culturales, científicas, pedagógicas o de praxis curricular. El objetivo de esta reflexión (ensayo) es tratar de vislumbrar tendencias en Educación Física en Portugal y en el mundo, teniendo a Europa como referencia. Se percibe que tanto la formación del profesorado de Educación Física como la intervención profesional se realiza entre dos grandes dimensiones: centralidad/unidad versus diversidad. Una centralidad/unidad “prisionera” de la autoridad del Estado y una diversidad que apela a la conciencia de cada escuela, de cada docente, de cada comunidad, según los contextos y las circunstancias. Esta dimensión parece estar más cerca del libre movimiento, del libre juego, características fundantes del homo ludens.Tulio GutermanUniversidade do MinhoCunha, António CamiloGalvão, Zenaide2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78915porCunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.32741514-346510.46642/efd.v27i290.3274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:01.878384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
The school physical education in Portugal: Between centrality and diversity
La educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidad
title A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
spellingShingle A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
Cunha, António Camilo
Educação Física
Unidade
Diversidade
Professor
Currículo
Physical Education
United
Diversity
Teacher
Curriculum
Educación Física
Unidad
Diversidad
Profesor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
title_full A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
title_fullStr A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
title_full_unstemmed A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
title_sort A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
author_role author
author2 Galvão, Zenaide
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Unidade
Diversidade
Professor
Currículo
Physical Education
United
Diversity
Teacher
Curriculum
Educación Física
Unidad
Diversidad
Profesor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Unidade
Diversidade
Professor
Currículo
Physical Education
United
Diversity
Teacher
Curriculum
Educación Física
Unidad
Diversidad
Profesor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78915
url https://hdl.handle.net/1822/78915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.3274
1514-3465
10.46642/efd.v27i290.3274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tulio Guterman
publisher.none.fl_str_mv Tulio Guterman
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132188364505088