A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78915 |
Resumo: | A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens. |
id |
RCAP_6ff927518936f70dd71e1e880c8c9e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidadeThe school physical education in Portugal: Between centrality and diversityLa educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidadEducação FísicaUnidadeDiversidadeProfessorCurrículoPhysical EducationUnitedDiversityTeacherCurriculumEducación FísicaUnidadDiversidadProfesorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens.School Physical Education in all countries where Education is present is surrounded by different concepts, whether cultural, scientific, pedagogical, or curricular praxis. The objective of this reflection (essay) is to try to glimpse trends in Physical Education in Portugal and in the world, having Europe as a reference. We will see that both the training of Physical Education teachers and professional intervention is made between two great dimensions: centrality/unity versus diversity. A “prisoner” centrality/unit of State authority and a diversity that appeals to the conscience of each school, each teacher, each community, depending on the contexts and circumstances. This dimension seems to be closer to free movement, to free play - founding characteristics of homo-ludensLa Educación Física Escolar en todos los países donde la Educación está presente se ve influida por diferentes concepciones, ya sean culturales, científicas, pedagógicas o de praxis curricular. El objetivo de esta reflexión (ensayo) es tratar de vislumbrar tendencias en Educación Física en Portugal y en el mundo, teniendo a Europa como referencia. Se percibe que tanto la formación del profesorado de Educación Física como la intervención profesional se realiza entre dos grandes dimensiones: centralidad/unidad versus diversidad. Una centralidad/unidad “prisionera” de la autoridad del Estado y una diversidad que apela a la conciencia de cada escuela, de cada docente, de cada comunidad, según los contextos y las circunstancias. Esta dimensión parece estar más cerca del libre movimiento, del libre juego, características fundantes del homo ludens.Tulio GutermanUniversidade do MinhoCunha, António CamiloGalvão, Zenaide2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78915porCunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.32741514-346510.46642/efd.v27i290.3274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:01.878384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade The school physical education in Portugal: Between centrality and diversity La educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidad |
title |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
spellingShingle |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade Cunha, António Camilo Educação Física Unidade Diversidade Professor Currículo Physical Education United Diversity Teacher Curriculum Educación Física Unidad Diversidad Profesor Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
title_full |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
title_fullStr |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
title_full_unstemmed |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
title_sort |
A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Zenaide |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Unidade Diversidade Professor Currículo Physical Education United Diversity Teacher Curriculum Educación Física Unidad Diversidad Profesor Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Unidade Diversidade Professor Currículo Physical Education United Diversity Teacher Curriculum Educación Física Unidad Diversidad Profesor Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07 2022-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78915 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.3274 1514-3465 10.46642/efd.v27i290.3274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Tulio Guterman |
publisher.none.fl_str_mv |
Tulio Guterman |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132188364505088 |