Estudo dos efeitos de um Programa de Formação Parental nas variáveis de risco psicossocial de famílias com filhos em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5400 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
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Estudo dos efeitos de um Programa de Formação Parental nas variáveis de risco psicossocial de famílias com filhos em idade escolarFamílias multidesafiadasFormação parentalParentalidadePráticas parentaisRisco psicossocialMestrado em Reabilitação PsicomotoraNa presente dissertação pretende-se fazer um estudo dos efeitos de um Programa de Formação Parental em famílias com filhos em idade escolar relativamente às variáveis de risco psicossocial. A amostra é constituída por 19 educadores pertencentes a famílias multidesafiadas, 10 do Grupo Experimental e 9 do Grupo de Espera aos quais foi solicitado o preenchimento de questionários no sentido de verificar se o risco psicossocial diminuiu após a aplicação do programa no Grupo Experimental quando comparado com o Grupo de Espera. Além disso, levantou-se ainda como hipótese se características como a idade, a situação de emprego, o estatuto socioeconómico, as habilitações literárias e ainda, o número de presenças nas sessões do programa teriam alguma relação de contingência com a forma como os pais e educadores responderam ao Adult-Adolescent Parenting Inventory (AAPI-2), sendo este um instrumento de avaliação da parentalidade e das atitudes educativas dos pais. Verificou-se que no Grupo Experimental o número de elementos de risco diminuiu nas subescalas da Empatia, Castigos Corporais e Autonomia, e que este se manteve na subescala das Regras Invertidas. Ao nível da subescala das Expectativas Inapropriadas o número de elementos de risco aumentou. Estes resultados são mais positivos do que os encontrados no Grupo de Espera, pois apesar de se ter verificado diminuição do número de elementos de risco nas subescalas da Empatia e Castigos Corporais, registou-se também um aumento deste número nas restantes subescalas. Relativamente às hipóteses em estudo verificou-se ainda que a idade, a situação de emprego, o estatuto socioeconómico, as habilitações literárias e o número de presenças nas sessões do programa não revelaram nenhuma relação de contingência com a forma como os pais e educadores responderam ao Adult-Adolescent Parenting Inventory. Em suma, o programa aplicado teve efeitos positivos nos comportamentos e práticas parentais diminuindo o risco psicossocial e a possibilidade de negligência e maus-tratos.Melo, Ana Isabel Amaral Nascimento Rodrigues deRepositório da Universidade de LisboaNunes, Sónia Catarina Maria20132013-03-21T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5400porNunes, Sónia Catarina Maria (2013) - Estudo dos efeitos de um Programa de Formação Parental nas variáveis de risco psicossocial de famílias com filhos em idade escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:57.590416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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