Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriana Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96468
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_53437e1cd69de647a28b4be4f476c829
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAPChildren, Youth and Families at Psychosocial Risk - Social Educator intervention in a CAFAPFamílias MultidesafiadasParentalidade PositivaEducação ParentalCompetências Sociais e EmocionaisCrianças e Jovens em riscoMultichallenged FamiliesPositive ParentingParental EducationSocial and Emotional CompetencesChildren and Youth at riskRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende dar conta das atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar, no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este documento está organizado em três grandes partes: a primeira parte, parte I, diz respeito ao enquadramento teórico; a segunda parte, Parte II, integra o enquadramento institucional onde primeiramente se dá a conhecer a Associação Integrar e, posteriormente, o CAFAP; e a terceira e última parte, Parte III, descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio.Tendo em conta que as famílias multidesafiadas acompanhadas pelo CAFAP se caracterizam, como o nome indica, por uma diversidade de desafios e conhecendo as sucessivas mudanças que ocorrem ao longo do seu ciclo vital, foram implementados programas baseados em evidência. O objetivo foi promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, emocionais e parentais, fomentando não só o bem-estar das crianças e o seu crescimento de forma segura e saudável, longe do risco e do perigo, como também o fortalecimento dos laços e das relações familiares.Considerando que o desenvolvimento da criança é influenciado pela interdependência de diversos sistemas, sendo decorrente da interação entre características biológicas e as características do meio, evidenciamos ao longo deste relatório a importância de ajustar a nossa resposta enquanto educadores sociais, tendo em conta a estrutura, organização e dinâmica familiar, às dificuldades e necessidades que vão surgindo, procurando valorizar as competências da família.This report aims to present the activities developed during the curricular internship period at the Family Support and Parental Counseling Center (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP) part of Associação Integrar, within the scope of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This document is organized into three main parts: the first part, part I, concerns the theoretical framework; the second part, Part II, integrates the institutional framework where the Associação Integrar is first made known and, later, CAFAP; and the third and last part, Part III, describes the activities developed throughout the internship.Taking into account the multideficient families followed by CAFAP, characterized, as the name indicates, by a diversity of challenges and knowing the successive changes that occur throughout their life cycle, evidence-based programs were implemented in order to promote the development of personal, social, emotional and parental skills, fostering not only the well-being of children and their growth in a safe and healthy way, away from risk and danger, but also the strengthening of family ties and relationships.Considering that the child's development is influenced by the interdependence of several systems, resulting from the interaction between biological characteristics and the characteristics of the environment, we emphasize throughout this document the importance of adjusting our response as social educators, taking into account the structure, organization and dynamics of the family, to the difficulties and needs that arise, seeking to enhance the skills of the family.2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96468http://hdl.handle.net/10316/96468TID:202793290porGomes, Adriana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:57:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:43.163835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
Children, Youth and Families at Psychosocial Risk - Social Educator intervention in a CAFAP
title Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
spellingShingle Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
Gomes, Adriana Marques
Famílias Multidesafiadas
Parentalidade Positiva
Educação Parental
Competências Sociais e Emocionais
Crianças e Jovens em risco
Multichallenged Families
Positive Parenting
Parental Education
Social and Emotional Competences
Children and Youth at risk
title_short Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
title_full Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
title_fullStr Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
title_full_unstemmed Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
title_sort Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
author Gomes, Adriana Marques
author_facet Gomes, Adriana Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Adriana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias Multidesafiadas
Parentalidade Positiva
Educação Parental
Competências Sociais e Emocionais
Crianças e Jovens em risco
Multichallenged Families
Positive Parenting
Parental Education
Social and Emotional Competences
Children and Youth at risk
topic Famílias Multidesafiadas
Parentalidade Positiva
Educação Parental
Competências Sociais e Emocionais
Crianças e Jovens em risco
Multichallenged Families
Positive Parenting
Parental Education
Social and Emotional Competences
Children and Youth at risk
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96468
http://hdl.handle.net/10316/96468
TID:202793290
url http://hdl.handle.net/10316/96468
identifier_str_mv TID:202793290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045102145536