Imagética no ensino de percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Manuel Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23103
Resumo: O presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente.
id RCAP_7054a34523389b61d71d9c4230f38213
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagética no ensino de percussãoEnsino da músicaImaginaçãoInstrumentos de percussão - EnsinoAudição - Ensino de músicaO presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente.The present work proposes the implementation of extramusical strategies linked to the imagery in percussion teaching. Therefore, within the imagery will be approached the visual, auditory and body motor/gestural. Thus, percussion students will be led to develop their auditory capacity from the beginning of their musical studies. In this way, can be reduced the incidence of common mistakes that lead students to perform without auditively perceiving what musically happens.Universidade de Aveiro2018-05-10T14:36:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23103TID:201943514porFerreira, Tiago Manuel Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:03Zoai:ria.ua.pt:10773/23103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:00.219694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagética no ensino de percussão
title Imagética no ensino de percussão
spellingShingle Imagética no ensino de percussão
Ferreira, Tiago Manuel Andrade
Ensino da música
Imaginação
Instrumentos de percussão - Ensino
Audição - Ensino de música
title_short Imagética no ensino de percussão
title_full Imagética no ensino de percussão
title_fullStr Imagética no ensino de percussão
title_full_unstemmed Imagética no ensino de percussão
title_sort Imagética no ensino de percussão
author Ferreira, Tiago Manuel Andrade
author_facet Ferreira, Tiago Manuel Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Manuel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Imaginação
Instrumentos de percussão - Ensino
Audição - Ensino de música
topic Ensino da música
Imaginação
Instrumentos de percussão - Ensino
Audição - Ensino de música
description O presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-10T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23103
TID:201943514
url http://hdl.handle.net/10773/23103
identifier_str_mv TID:201943514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624016814080