Imagética no ensino de percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23103 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente. |
id |
RCAP_7054a34523389b61d71d9c4230f38213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23103 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagética no ensino de percussãoEnsino da músicaImaginaçãoInstrumentos de percussão - EnsinoAudição - Ensino de músicaO presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente.The present work proposes the implementation of extramusical strategies linked to the imagery in percussion teaching. Therefore, within the imagery will be approached the visual, auditory and body motor/gestural. Thus, percussion students will be led to develop their auditory capacity from the beginning of their musical studies. In this way, can be reduced the incidence of common mistakes that lead students to perform without auditively perceiving what musically happens.Universidade de Aveiro2018-05-10T14:36:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23103TID:201943514porFerreira, Tiago Manuel Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:03Zoai:ria.ua.pt:10773/23103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:00.219694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagética no ensino de percussão |
title |
Imagética no ensino de percussão |
spellingShingle |
Imagética no ensino de percussão Ferreira, Tiago Manuel Andrade Ensino da música Imaginação Instrumentos de percussão - Ensino Audição - Ensino de música |
title_short |
Imagética no ensino de percussão |
title_full |
Imagética no ensino de percussão |
title_fullStr |
Imagética no ensino de percussão |
title_full_unstemmed |
Imagética no ensino de percussão |
title_sort |
Imagética no ensino de percussão |
author |
Ferreira, Tiago Manuel Andrade |
author_facet |
Ferreira, Tiago Manuel Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tiago Manuel Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Imaginação Instrumentos de percussão - Ensino Audição - Ensino de música |
topic |
Ensino da música Imaginação Instrumentos de percussão - Ensino Audição - Ensino de música |
description |
O presente trabalho propõe a implementação de estratégias extramusicais ligadas à imagética no ensino de percussão. Por sua vez, dentro da imagética serão abordadas as vertentes visual, auditiva e motora corporal/gestual. Neste sentido, os alunos de percussão serão levados a desenvolver a sua capacidade auditiva desde o início dos seus estudos musicais. Desta forma, poder-se-á reduzir o nível de incidência em erros comuns que levam os alunos a realizar performances sem perceber auditivamente o que acontece musicalmente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-10T14:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23103 TID:201943514 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23103 |
identifier_str_mv |
TID:201943514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624016814080 |